Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 14269/2014, de 26 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Ao abrigo do disposto na alínea d) do ponto 3 da Resolução do Conselho de Ministros nº. 61/2014, de 23 de outubro, designa o Mestre Álvaro Almeida dos Santos e o Licenciado Manuel Figueira Carrilho Esperança

Texto do documento

Despacho 14269/2014

Ao abrigo do disposto na alínea d) do ponto 3. da Resolução do Conselho de Ministros nº 61/2014, de 23 de outubro de 2014, publicada no Diário da República, I Série, nº 212, de 3 de novembro de 2014, a págs. 5630, designo o Mestre Álvaro Almeida dos Santos e o Licenciado Manuel Figueira Castilho Esperança, personalidades independentes capazes de melhor interpretar e traduzir os interesses dos lesados, atenta a sua grande experiência docente e o seu contacto permanente com professores.

Álvaro Almeida dos Santos é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Estudos Ingleses e Alemães) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduado em Administração Escolar, pela ESE do Porto (biénio 1996-1998), e Mestre em Ciências da Educação (Administração e Organização Escolar) pela Universidade Católica Portuguesa.

Como professor, desempenhou diversos cargos de direção, entre os quais os de Vogal e Secretário de Conselhos Diretivos (1986-1988; 1992-1996). Foi Presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, de Valadares, Vila Nova de Gaia, desde 1999 até junho de 2009, de que é diretor desde essa data. A Escola que dirige foi distinguida com o Prémio de Mérito Institucional, região Norte, em maio de 2014.

É, atualmente, membro do Conselho Nacional de Educação e membro do Conselho Municipal de Educação de Vila Nova de Gaia, em representação dos diretores das Escolas Secundárias do concelho, órgão de que foi Vice-Presidente (2006-2010). Foi membro do Conselho das Escolas, em representação do distrito do Porto, tendo sido eleito pelo plenário como seu primeiro Presidente (2007-2010).

Manuel Figueira Castilho Esperança é Bacharel em Engenharia, Eletrotecnia -ramo Energia e Sistemas de Potência, pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, tem o Curso de Estudos Superiores Especializados em Administração e Gestão Escolar (D.E.S.E.), corresponde ao grau de Licenciatura, pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa.

Como Professor, desempenhou, desde 1977, diversos cargos, nomeadamente os de Secretário, Vogal, Vice-Presidente e Presidente de Conselho Diretivo de Escola, Presidente de Conselho Executivo e de Conselho Pedagógico e Presidente de Comissão Administrativa Provisória de Agrupamento de Escolas e, ainda, o de Diretor do Agrupamento de Escolas de Benfica, cargo que desempenha presentemente.

Atualmente é, ainda, membro do Conselho das Escolas, em representação do distrito de Lisboa, órgão de que foi o segundo Presidente (2010/2013) por eleição do respetivo plenário. É membro do Conselho Geral do IAVE, I.P. (Instituto de Avaliação Educativa, I.P.), tendo sido membro do Conselho Nacional de Educação, entre 2011/2013.

12 de novembro de 2014. - O Ministro da Educação e Ciência, Nuno Paulo de Sousa Arrobas Crato.

208248371

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3764068.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda