A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 644/89, de 10 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Fixa as normas especiais respeitantes à execução dos serviços oficiais cujas isenções e reduções de taxas cessam a partir de 1 de Janeiro de 1990.

Texto do documento

Portaria 644/89
de 10 de Agosto
O Decreto-Lei 176/88, de 18 de Maio, estabelece, no n.º 2 do artigo 5.º, que as normas especiais respeitantes à execução dos serviços oficiais cujas isenções e reduções de taxas cessam, de acordo com o n.º 1 do mesmo artigo, a partir de 1 de Janeiro de 1990 serão fixadas em portaria a emitir pelo ministro responsável pelo sector das comunicações.

Assim, ao abrigo do n.º 2 do artigo 5.º do Decreto-Lei 176/88, de 18 de Maio:

Manda o Governo, pelo Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, o seguinte:

1.º - 1 - Podem ser feitas por via postal as transferências de fundos e suprimentos que entre si hajam de efectuar as seguintes entidades:

a) Banco de Portugal, unicamente na função de caixa geral do Tesouro;
b) Caixa Geral de Depósitos;
c) Imprensa Nacional-Casa da Moeda;
d) Directores de finanças;
e) Tesoureiros da Fazenda Pública.
2 - As transferências de fundos são consideradas, para efeitos tarifários, como cartas e sujeitas às taxas de porte e dos serviços especiais obrigatórios de «registo» e de «aviso de recepção».

3 - Por forma a garantir a inviolabilidade destes objectos de correspondência, o seu acondicionamento deve ser feito utilizando uma embalagem interior de pano ou de tela e uma embalagem exterior de papel forte e o seu fecho deve obedecer aos requisitos estabelecidos para os valores declarados.

4 - Estas correspondências devem ser assinaladas com as iniciais, em maiúsculas, «TFO», apostas ao alto da parte superior da frente, não podendo ser indicada a importância inclusa.

5 - As transferências de fundos não têm distribuição domiciliária, mesmo nos locais onde ela esteja estabelecida, sendo os destinatários avisados para proceder ao seu levantamento no estabelecimento postal.

2.º - 1 - A utilização da via postal para as notificações judiciais previstas no Código de Processo Penal impõe ao correio a obrigatoriedade de entrega ao próprio destinatário, previamente identificado, o que implica os serviços especiais de «entrega em mão própria», «registo» e «aviso de recepção», com pagamento das respectivas taxas.

2 - As notificações a que se refere o número anterior só podem ser aceites se destinadas a locais com distribuição domiciliária.

3.º As malas da Junta do Crédito Público permutadas entre a sede e a delegação da cidade do Porto são admitidas como cartas registadas, sem sujeição ao limite de peso estabelecido para esta categoria de correspondência, aplicando-se ao peso que exceder este limite a taxa que lhe corresponder a partir da taxa unitária.

4.º - 1 - As notificações sanitárias de doenças contagiosas podem ser depositadas em qualquer receptáculo postal, sem a respectiva franquia.

2 - Estas correspondências devem ser assinaladas pelos médicos com as iniciais, em maiúsculas, «NS», a inscrever ao alto da parte superior da frente.

3 - As taxas postais devidas, porte e taxa especial estabelecida para o serviço de remessa sem franquia, são cobradas da autoridade sanitária a que se destinem as notificações.

Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Assinada em 25 de Julho de 1989.
O Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, João Maria Leitão de Oliveira Martins.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/37208.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1988-05-18 - Decreto-Lei 176/88 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova o Regulamento do Serviço Público de Correios.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda