Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho (extrato) 2784/2019, de 15 de Março

Partilhar:

Sumário

Nomeação em comissão de serviço de chefe de Área da Polícia Judiciária

Texto do documento

Despacho (extrato) n.º 2784/2019

Por despacho de 20 de fevereiro de 2019 do Diretor Nacional da Polícia Judiciária, foi nomeada, por um período de três anos, em comissão de serviço, no seguinte cargo na Polícia Judiciária:

Mestre Andreia Gomes Vieira, especialista superior, chefe de área na Área Físico-Documental do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária.

Nota Curricular

Andreia Gomes Vieira, nascida a 23 de agosto de 1975, em Estugarda na Alemanha.

Habilitações Académicas:

Mestrado em Ciência Cognitiva (Curso Interfaculdades das Faculdades de Psicologia, Letras, Medicina e Ciências da Universidade de Lisboa)

Pós-graduação em Ciências Criminais da Universidade Moderna

Diploma específico de Pós-graduação nas disciplinas de Psiquiatria e Psicologia Forense e Direito da Pós-graduação em Medicina Legal

Licenciatura em Psicologia Clínica da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

Experiência Profissional:

Ingressou na Polícia Judiciária em dezembro de 2000 na categoria de Especialista Superior Estagiária, com nomeação definitiva, em janeiro de 2002 na categoria de Especialista Superior, colocada no Laboratório de Polícia Científica (LPC) da Polícia Judiciária do Ministério da Justiça.

Estágio profissional no BKA em Wiesbaden e no LKA em Munique, na Alemanha, nos departamentos da Polícia Técnica Criminal.

Responsável Técnica da Especialidade Forense de Escrita Manual do LPC (desde janeiro de 2018); Participa na conceção, adaptação e aplicação dos métodos e processos técnico-científicos; Desempenha funções de execução e validação de perícias forenses de escrita manual; de supervisão no âmbito da qualificação e de formadora interna de Especialistas Superiores, Especialistas e Especialistas adjuntos e Especialistas auxiliares desta especialidade (desde 2011), e de formadora externa em cursos no âmbito das Perícias de Escrita Manual, ministrados na EPJ, no CEJ, na PJM, na PSP, na GNR, na UC, na UP, entre outras entidades (desde 2004).

Elemento do Steering Comittee do ENFHEX (European Network of Forensic Handwriting Experts) da rede europeia ENFSI (European Network of Forensic Science Institutes) com responsabilidades no âmbito de projetos de investigação e programas de formação e treino (desde outubro de 2017) e tesoureira adjunta (desde abril 2018).

Participação como coordenadora de candidaturas de projetos a fundos comunitários no âmbito da rede ENFSI, e team leader do projeto "ENFHEX BPM Upgrade" para atualização e uniformização de procedimentos de perícias de Escrita Manual a nível europeu, aprovado após candidatura ao Direct Grants - Monopoly Programmes - MP2018, em dezembro de 2018.

Participou em diversas conferências, seminários e workshops, nacionais e internacionais, como palestrante, moderadora ou organizadora.

De 1998 a 2000 desempenhou funções de Psicóloga Clínica e Técnica Superior de Saúde no Ministério da Saúde.

Trabalhos publicados ou apresentados, individualmente ou em coautoria:

Artigo científico "Recordar um cenário de crime. Estudo sobre as aptidões de memória dos investigadores criminais", no prelo, IC3F.

Dissertação de mestrado "Das impressões digitais às impressões de memória: O efeito de perícia na memória episódica de Inspetores da Polícia Judiciária", disponível no repertório da Universidade de Lisboa (2018).

Artigo "Escrever ou escrever?" publicado na Newsletter da Associação Socioprofissional de Peritos Forenses da Polícia Judiciária (2015).

Artigo científico "Forensic Handwriting in the Laboratory of Scientific Police of Judicial Police: A Preliminary Study - A statistical workload analysis" publicado em The Asian Forensic Sciences Network Newsletter (2014).

Artigo "A Escrita Manual: Um Produto Individual, Singular e Único" publicado no livro "CSI Criminal", Universidade Fernando Pessoa (2008).

Poster científico intitulado "Escrita Manual - Desafios" exposto no Congresso Nacional do INML (2013), Posters apresentados nas Jornadas do LPC: "Perícias de Escrita Manual" (2018); "Escrever ou escrever?" (2015); "Escrita Manual - Desafios" (2013) e Poster exposto no LPC "Falsificações de Assinaturas" (2005).

Artigo "Perícia Forense de Escrita Manual vs. Grafologia (Ciência Vs. Simbologia)" publicado na Revista do Instituto Superior de Polícia Judiciária e Ciências Criminais (2005).

Tese de Pós-graduação em Ciências Criminais, intitulada "Perícia forense em escrita manual" apresentada na Universidade Moderna (2004).

(Não está sujeito a fiscalização prévia do Tribunal de Contas.)

27 de fevereiro de 2019. - Pela Diretora da Unidade, João Prata Augusto, Chefe de Área.

312109843

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3648703.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda