Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 2/2015, de 5 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da Medalha de Serviços Distintos, de grau prata, ao Tenente-Coronel INF Manuel Alexandre Garrinhas Carriço

Texto do documento

Portaria 2/2015

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 12844689, Manuel Alexandre Garrinhas Carriço, pela forma excecionalmente competente e muito prestigiante como vem desempenhando, ao longo dos últimos quatro anos, as funções de Assessor de Estudos, investigador e coordenador da linha editorial do Instituto da Defesa Nacional (IDN).

Oficial que se distingue pela sua elevada craveira intelectual e inteligência, e reconhecido especialista em questões asiáticas, destacou-se, desde logo, como conferencista emérito, levando a mais-valia dos seus conhecimentos e experiência internacional aos vários cursos ministrados no IDN, bem como às conferências internacionais em que participou, o que muito contribuiu para o reforço do prestígio do Instituto.

Possuidor de uma sólida cultura geral e excecional aptidão pedagógica, atributos a que alia um grande espírito empreendedor e cooperante, tem desenvolvido uma ação notável enquanto coordenador de vários cursos e iniciativas no âmbito da cooperação internacional, em Portugal e no estrangeiro, bem como de ciclos de conferências e visitas de delegações estrangeiras ao Instituto da Defesa Nacional. Nestes domínios, merece uma especial menção a forma exemplarmente empenhada e competente como organizou os dois cursos de nível intermédio e elevado, e a reunião do comité académico do Colégio de Defesa, da Iniciativa 5 + 5, realizados no IDN, e o seu prestimoso contributo para o planeamento e conduta dos Colóquios Internacionais C 4, realizados em Portugal no ano de 2011. Igualmente digno do maior apreço e realce foi o seu prestigiante desempenho nas reuniões dos Diretores dos Colégios de Defesa Ibero-Americanos e na organização e acompanhamento das visitas do Colégio de Defesa da NATO e do Colégio de Defesa da Índia a Portugal.

Tirando partido das suas elevadas qualificações académicas e dos seus vastos conhecimentos, em especial nas áreas da segurança e defesa, tem desenvolvido, paralelamente, um trabalho de grande fulgor e muito inovador, enquanto coordenador da linha editorial do Instituto da Defesa Nacional. Neste âmbito, imprimiu sempre grande dinâmica e rigor científico às publicações do Instituto, privilegiando as edições temáticas de grande atualidade, associadas aos resultados da investigação, o que muito tem contribuído para o incremento da divulgação e partilha do conhecimento produzido pelo IDN, em particular na área da segurança e defesa. Ao mesmo tempo, deu um contributo decisivo para a implementação de uma nova linha editorial do IDN, com um novo grafismo, adicionando às edições já existentes mais uma: o IDN Brief. No exercício destas atribuições evidenciou bem a sua invulgar cultura geral e militar, o seu elevado espírito de iniciativa e a sua capacidade de inovação.

Como investigador, o Tenente-Coronel Manuel Alexandre Carriço comprovou os seus sólidos conhecimentos técnicos e científicos, quer no desenvolvimento dos projetos de investigação a seu cargo, quer na coordenação e execução dos projetos de investigação que anualmente são levados a cabo no contexto do Centro Euro-Magrebino de Estudos Estratégicos (CEMRES). O corolário do excelente trabalho que vem desenvolvendo nesta importante área de missão do IDN, que é a investigação, ficou bem patente por ocasião da reunião em Portugal dos Ministros da Defesa da Iniciativa 5+5, aquando da Presidência Portuguesa em 2013, em que apresentou de forma prestigiante as conclusões do projeto de investigação desenvolvido durante esse ano.

A este conjunto de atributos, o Tenente-Coronel Manuel Alexandre Carriço associou sempre uma irrepreensível conduta e postura como militar, confirmando as suas relevantes qualidades e virtudes morais e pessoais, bem patentes na forma exemplar como conduziu o seu relacionamento com a direção do IDN e com todos os seus colaboradores.

Pelas razões expostas, é muito grato ao Ministro da Defesa Nacional reconhecer publicamente o elevado nível de desempenho do Tenente-Coronel Manuel Alexandre Carriço e considerar os serviços por si prestados como extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para a Defesa Nacional e para o País.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto no artigo 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, de grau prata, ao Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 12844689, Manuel Alexandre Garrinhas Carriço.

18 de dezembro de 2014. - O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Correia de Aguiar-Branco.

208317286

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/327607.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda