A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 14/2018, de 20 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Propõe a nomeação do chefe de missão permanente de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 14/2018

Portugal detém uma representação permanente junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a qual se reveste de inegável importância para a política externa portuguesa.

De facto, a UNESCO é responsável pela coordenação da cooperação internacional na respetiva esfera de ação, contribuindo de forma decisiva para a promoção do desenvolvimento sustentável e do diálogo intercultural. Trata-se, pois, de uma organização fundamental na construção da paz e prosperidade universal.

A importância que a República Portuguesa atribui à sua presença e participação neste fórum, a par da recente eleição para o Conselho Executivo da Organização, determinaram a decisão de voltar a autonomizar a representação de Portugal junto da UNESCO, que vinha sendo assegurada pelo Embaixador de Portugal em Paris. Torna-se, assim, necessário proceder à escolha de um Representante Permanente para chefiar a representação portuguesa.

O n.º 1 do artigo 42.º do Decreto-Lei 40-A/98, de 27 de fevereiro, que aprovou o estatuto profissional dos funcionários do quadro do serviço diplomático, consagra a possibilidade de uma chefia de representação poder excecionalmente ser confiada a individualidades não pertencentes ao quadro diplomático, quando as suas qualificações as recomendem em especial para o exercício do cargo.

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra e em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris-Sorbonne, e autor de uma vasta obra científica. Tendo iniciado a sua carreira docente universitária no início da década de 80, assumiu funções de docência em várias instituições de ensino superior, em Portugal e no estrangeiro. É membro de várias associações científicas. Desempenhou, igualmente, vários cargos de relevo académico, tendo sido reitor da Universidade de Lisboa entre 2006 e 2013. Entre 2013 e 2014 integrou uma missão da UNESCO em Brasília. Neste mesmo ano, recebeu o Prémio Universidade de Coimbra. Entre 2012 e 2016, foi Presidente do Conselho Consultivo da área de Educação da Fundação Calouste Gulbenkian. Atualmente, é Professor Catedrático da Universidade de Lisboa. Foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública (República Portuguesa) e condecorado com a Ordem do Rio Branco (República Federativa do Brasil).

A breve nota curricular que acaba de se expor ilustra um percurso académico exemplar, pelo reconhecido mérito do seu trabalho docente e da sua obra científica, e pela vasta experiência que tem na área de gestão e direção de instituições académicas e culturais. Trata-se, também, de uma pessoa dotada de um conhecimento próximo do trabalho desenvolvido pela UNESCO, organização com a qual colaborou no passado recente.

Atento o exposto, o Governo entende que as qualificações do Professor Catedrático António Sampaio da Nóvoa o recomendam especialmente para o desempenho do cargo de Representante Permanente de Portugal junto da UNESCO.

Assim:

Nos termos do n.º 1 do artigo 42.º do Decreto-Lei 40-A/98, de 27 de fevereiro, e da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Propor a nomeação do Professor Catedrático António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa para a chefia da representação permanente de Portugal junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), por as suas qualificações e o seu perfil o recomendarem de forma especial para o exercício daquele cargo, conforme nota curricular que se anexa à presente Resolução e que dela faz parte integrante.

2 - Determinar que a confiança da chefia da representação não implica o provimento de vaga na carreira diplomática, sendo as funções exercidas em comissão de serviço fora do quadro do pessoal diplomático.

Presidência do Conselho de Ministros, 8 de fevereiro de 2018. - O Primeiro-Ministro, António Luís Santos da Costa.

ANEXO

(a que se refere o n.º 1)

Nascido a 12 de dezembro de 1954, António Sampaio da Nóvoa é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e Reitor honorário da Universidade de Lisboa.

Foi Reitor (2006-2013) e Vice-reitor (2002-2006) da Universidade de Lisboa, Consultor para a Educação do Presidente da República (1996-1999) e Presidente das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas (2012). É Académico Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Internacional de Cultura Portuguesa. Em 2013/2014, esteve em Brasília numa missão da UNESCO junto do Governo brasileiro. Em 2005, recebeu a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e, em 2014, o Prémio Universidade de Coimbra.

É especialista em História da Educação e em Educação Comparada, áreas em que prestou Provas de Agregação na Universidade de Lisboa, em 1994. Diplomou-se em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Genève (1982) (reconhecido como licenciado em Ciências da Educação) e doutorou-se em Ciências da Educação (História da Educação) pela Universidade de Genève (1986) e em História (História Moderna e Contemporânea) pela Universidade de Paris IV - Sorbonne (2006). É Doutor Honoris Causa pela Universidade do Algarve (2015), pela Universidade de Brasília (2015), pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2016) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2017.

Tem uma larga experiência internacional, designadamente em universidades europeias e americanas. Orientou seminários de pós-graduação em quase todas as universidades portuguesas e em cerca de trinta universidades estrangeiras. Foi Professor ou Investigador Convidado da Universidade de Wisconsin-Madison (1993/1994), da Universidade de Oxford (2001), da Universidade Columbia em Nova Iorque (2002), da Universidade de Brasília (2013/2014) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Proferiu cerca de 400 conferências principais (abertura ou encerramento de congressos) sobre temas educativos e científicos, em Portugal e no estrangeiro. A sua bibliografia académica é constituída por cerca de 200 títulos (artigos, livros e capítulos de livros), metade dos quais publicados em língua estrangeira e/ou no estrangeiro.

111140734

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/3249635.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1998-02-27 - Decreto-Lei 40-A/98 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Define o estatuto profissional dos funcionários do quadro do serviço diplomático. Dispõe sobre a carreira diplomática, o serviço diplomático, as remunerações, o procedimento disciplinar e o direito de associação dos funcionários diplomáticos. Dispõe igualmente sobre o Conselho Diplomático, orgão do Ministério dos Negócios Estrangeiros, definindo as suas competências, composição e funcionamento. Estabelece normas de transição dos actuais titulares das categorias da carreira diplomática para as categorias e e (...)

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda