A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 374/77, de 22 de Junho

Partilhar:

Sumário

Cria, no âmbito do Ministério da Educação e Investigação Científica, o Conselho Superior de Educação Física e Desportos.

Texto do documento

Portaria 374/77

de 22 de Junho

Considerando que para correcta definição de uma política global de educação física e desportos é da maior utilidade a criação de um órgão consultivo de funcionamento permanente, constituído por entidades representativas dos diversos sectores intervenientes:

Manda o Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e o Governo, pelos Ministros da Defesa Nacional, do Trabalho e da Educação e Investigação Científica e pelo Secretário de Estado da Comunicação Social, o seguinte:

1.º É criado, no âmbito do Ministério da Educação e Investigação Científica, o Conselho Superior de Educação Física e Desportos.

2.º Compete ao Conselho Superior de Educação Física e Desportos:

a) Prestar apoio consultivo de carácter permanente à Secretaria de Estado da Juventude e dos Desportos, dando parecer, quando solicitado, sobre as linhas gerais orientadoras do desenvolvimento da educação física e desportos;

b) Propor formas de coordenação de actividades entre os diversos sectores nele representados.

3.º São membros do Conselho Superior de Educação Física e Desportos:

a) O presidente da Comissão de Educação Física e Desportos das Forças Armadas ou seu representante permanente;

b) Um representante do Ministério do Trabalho;

c) O director-geral dos Desportos;

d) O director do Fundo de Apoio aos Organismos Juvenis;

e) Um representante do Secretário de Estado do Ensino Superior, escolhido de entre docentes dos institutos superiores de educação física;

f) Um representante do Secretário de Estado da Orientação Pedagógica;

g) O director-geral ou inspector superior do qual dependam os serviços de medicina desportiva;

h) O presidente do Comité Olímpico Português ou seu representante permanente;

i) Um elemento eleito pelas federações desportivas;

j) Um elemento eleito pelas comissões centrais de árbitros;

l) Um jornalista desportivo indicado pelo Clube Nacional da Imprensa Desportiva;

m) Um desportista de reconhecido mérito escolhido pelos restantes membros do Conselho Superior de Educação Física e Desportos e nomeado por despacho do Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos.

4.º O presidente do Conselho Superior de Educação Física e Desportos e seu substituto legal serão nomeados, de entre os membros que o compõem, por despacho do Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos.

5.º Sempre que entender necessário, poderá o Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos tomar parte nas reuniões do Conselho Superior de Educação Física e Desportos, cabendo-lhe, nesse caso, a presidência.

6.º Os elementos previstos nas alíneas i) e j) do n.º 3.º são eleitos por escrutínio secreto, segundo normas a fixar por despacho do Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos.

7.º Os elementos a que se referem as alíneas i) e j) do n.º 3.º poderão ser eleitos de entre individualidades que não façam parte dos respectivos órgãos dirigentes.

8.º Os representantes aludidos nas alíneas b), f), l) e m) do n.º 3.º poderão ser substituídos a todo o tempo.

9.º São válidas por um período de três anos as nomeações dos membros do Conselho Superior de Educação Física e Desportos que no mesmo tenham assento por eleição.

10.º O Conselho Superior de Educação Física e Desportos reunirá ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que convocado pelo Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos.

11.º A reunião ordinária do Conselho Superior de Educação Física e Desportos será convocada pelo seu presidente mediante ofício dirigido a cada um dos seus membros.

12.º Sempre que o assunto a tratar o justifique, poderá o Conselho Superior de Educação Física e Desportos solicitar, através de proposta a apresentar ao Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, autorização para reuniões extraordinárias, aplicando-se nesse caso, e em matéria de convocação, o disposto no número anterior.

13.º O Conselho Superior deliberará por votação secreta, não sendo permitidos votos por representação.

14.º Consideram-se aprovadas as propostas que obtenham a maioria de votos dos presentes, dispondo o presidente de voto de qualidade.

15.º O Conselho Superior de Educação Física e Desportos só poderá reunir-se, ordinária ou extraordinariamente, estando presentes pelo menos sete dos seus membros.

16.º Se no dia marcado para a reunião não comparecer o número de membros previsto no número anterior, o Conselho reunir-se-á obrigatoriamente no prazo de cinco dias, independentemente de nova convocação.

17.º No prazo de cento e vinte dias, contados a partir da publicação da presente portaria, o Conselho Superior de Educação Física e Desportos apresentará o projecto de regulamento interno ao Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos para aprovação.

18.º A nomeação dos membros do Conselho Superior de Educação Física e Desportos, ainda que resultante de inerência de cargo, fica sujeita a anotação do Tribunal de Contas e publicação no Diário da República.

19.º Por despacho do Ministro da Educação e Investigação Científica será destacado, a título permanente, para o Conselho Superior de Educação Física e Desportos um funcionário do quadro dos serviços centrais do Ministério da Educação e Investigação Científica, que exercerá as funções de secretário do mesmo Conselho, participando nas reuniões sem direito a voto.

20.º Poderá igualmente o Ministro da Educação e Investigação Científica destacar, a título permanente, para o Conselho Superior de Educação Física e Desportos um escriturário-dactilógrafo.

21.º Além das atribuições que lhe forem fixadas pelo presidente do Conselho Superior de Educação Física e Desportos, compete ao secretário aludido no n.º 19.º desta portaria elaborar as actas das reuniões, a lavrar em livro próprio.

22.º Poderá o Ministro da Educação e Investigação Científica destacar, para prestar serviço no Conselho Superior de Educação Física e Desportos, técnicos dos serviços centrais do Ministério da Educação e Investigação Científica ou de outros Ministérios, dependendo, neste caso, o destacamento de despacho de autorização do Ministro de quem o funcionário depender.

23.º As dúvidas surgidas na aplicação desta portaria serão resolvidas por despacho do Ministro da Educação e Investigação Científica.

24.º A presente portaria será revista no prazo de três anos, contados a partir da sua publicação.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, António Ramalho Eanes, general. - O Ministro da Defesa Nacional, Mário Firmino Miguel. - O Ministro do Trabalho, António Manuel Maldonado Gonelha. - O Ministro da Educação e Investigação Científica, Mário Augusto Sottomayor Leal Cardia. - O Secretário de Estado da Comunicação Social, José Maria Roque Lino.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1977/06/22/plain-32229.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/32229.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1984-04-04 - Portaria 199/84 - Ministérios da Defesa Nacional, da Educação, do Trabalho e Segurança Social, da Cultura e da Qualidade de Vida

    Cria, no âmbito do Ministério da Qualidade de Vida, o Conselho Nacional dos Desportos e define a sua composição e modo de funcionamento.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda