A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 121/2014, de 9 de Junho

Partilhar:

Sumário

Reclassifica as praias da Galé-Fontainhas e da Aberta Nova, situadas no concelho de Grândola, para a categoria de praias não urbanas com uso intensivo - categoria II do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sado-Sines, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/99, de 29 de outubro.

Texto do documento

Portaria 121/2014

de 9 de junho

A Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/99, de 29 de outubro, aprovou o Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sado-Sines (POOC Sado-Sines), que procedeu à classificação das praias situadas no troço compreendido entre o estuário do rio Sado e Sines.

De acordo com o disposto no n.º 2 do artigo 6.º do Regulamento do POOC Sado-Sines, aprovado pela referida Resolução do Conselho de Ministros, as praias localizadas no troço compreendido entre as praias da Comporta e Melides, classificadas como praias de uso condicionado, podem vir a ser reclassificadas como praias de categoria imediatamente superior, caso se verifique a aprovação de planos ou projetos urbano-turísticos previstos para áreas contíguas à área de intervenção do plano e desde que sejam salvaguardados os objetivos listados no artigo 2.º do mesmo Regulamento.

Nestas condições encontram-se as praias da Galé-Fontainhas e da Aberta Nova, classificadas como praias de uso condicionado - categoria III no POOC Sado-Sines, na medida em que foram aprovados projetos urbano-turísticos para áreas contíguas e, por outro lado, encontram-se salvaguardados os objetivos constantes do artigo 2.º do Regulamento do POOC Sado-Sines, designadamente, a proteção da integridade biofísica, a valorização dos recursos existentes, ou a conservação e recuperação dos valores ambientais e paisagísticos.

Considerando a proposta da Câmara Municipal de Grândola relativamente à necessidade de serem reclassificadas as referidas praias, fundamentada, designadamente, no nível de procura das mesmas e na sua capacidade de carga, encontram-se reunidas as condições para proceder à reclassificação das praias da Galé-Fontainhas e da Aberta Nova, no concelho de Grândola, como praias não urbanas com uso intensivo - categoria II.

Assim:

Nos termos do disposto no n.º 3 do artigo 6.º da Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/99, de 29 de outubro, manda o Governo, pelo Ministro da Economia e pelo Secretário de Estado do Ambiente, no uso das competências delegadas nos termos da subalínea ii) da alínea a) e da subalínea v) da alínea b) do n.º 1 do Despacho 13322/2013, de 11 de outubro de 2013, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 202, de 18 de outubro de 2013, alterado pelo Despacho 1941-A/2014, de 5 de fevereiro de 2014, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 26, de 6 de fevereiro de 2014, o seguinte:

Artigo 1.º

Objeto

A presente portaria procede à reclassificação das praias da Galé-Fontainhas e da Aberta Nova, situadas no concelho de Grândola, para a categoria de praias não urbanas com uso intensivo - categoria II do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sado-Sines, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 136/99, de 29 de outubro.

Artigo 2.º

Reclassificação

1 - São reclassificadas, para a categoria de praias não urbanas com uso intensivo - categoria II do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sado-Sines, as praias da Galé-Fontinhas e da Aberta Nova, situadas no concelho de Grândola.

2 - A implantação de apoios de praia e equipamentos previstos no Anexo III ao Regulamento do Plano de Ordenamento da Orla Costeira Sado-Sines para a categoria de praias a que se refere o número anterior deve respeitar o estabelecido no respetivo plano de intervenção.

Artigo 3.º

Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação.

Em 29 de maio de 2014.

O Ministro da Economia, António de Magalhães Pires de Lima. - O Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Guilherme da Silva Lemos.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/317403.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda