A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9188/2013, de 15 de Julho

Partilhar:

Sumário

Nomeia, na dependência da Secretaria de Estado do Orçamento, o Grupo Técnico de Revisão da Lei de Enquadramento Orçamental e elenca a sua composição.

Texto do documento

Despacho 9188/2013

O processo orçamental compreende o conjunto de regras e procedimentos que regem a elaboração, aprovação, execução, monitorização, controlo e correção do orçamento, bem como a prestação de contas. Pela sua dimensão, pelo número de atores envolvidos, pela sua complexidade e pela natureza dos incentivos presentes, o processo orçamental coloca importantes desafios de coordenação e de responsabilização dos diferentes intervenientes.

O processo orçamental português padece de importantes fragilidades, que são conhecidas e se encontram amplamente documentadas. Em termos genéricos, o processo orçamental português é caracterizado por mecanismos de planeamento assentes essencialmente numa lógica de fluxos de caixa, anualidade e ausência de enfoque nos resultados a alcançar.

O Governo já procedeu a duas alterações à Lei de Enquadramento Orçamental, aprovada pela Lei 91/2001, de 20 de agosto, alterada pela Lei Orgânica 2/2002, de 28 de agosto, e pelas Leis 23/2003, de 2 de julho, 48/2004, de 24 de agosto, 48/2010, de 19 de outubro, 22/2011, de 20 de maio e 52/2011, de 13 de outubro.

Estas alterações com diferente dimensão e complexidade foram justificadas pela necessidade de proceder a correções de imperfeições do texto do articulado no primeiro caso, e de transposição, para a ordem jurídica interna, a Diretiva n.º 2011/85/UE, do Conselho, de 8 de novembro, que estabelece requisitos aplicáveis aos quadros orçamentais dos Estados membros, e dá cumprimento às disposições do Tratado sobre a Estabilidade, a Coordenação e a Governação na União Económica e Monetária, no segundo caso.

Não obstante as alterações introduzidas à Lei de Enquadramento Orçamental, o Governo assumiu, no âmbito do Memorando de Entendimento, o compromisso de proceder a uma revisão mais de fundo e estrutural da Lei de Enquadramento Orçamental.

Esta alteração tem como objetivos estruturantes a simplificação do processo orçamental, repensar o enquadramento orçamental dos serviços e organismos da Administração Pública, alteração dos macroprocessos orçamentais, alteração do processo de alteração da prestação de contas e garantir uma efetiva articulação entre a execução orçamental e a tesouraria do Estado.

De forma a garantir a concretização do objetivo de revisão do processo orçamental português e necessariamente da Lei de Enquadramento Orçamental, nos termos enunciados, o qual se encontra previsto no Memorando de Entendimento é constituído um Grupo Técnico de Revisão da Lei de Enquadramento Orçamental, constituído por personalidades de reconhecida competência nesta área.

Nestes termos determino o seguinte:

É nomeado, na dependência da Secretaria de Estado do Orçamento, o Grupo Técnico de Revisão da Lei de Enquadramento Orçamental, doravante designado Grupo Técnico, com a seguinte composição:

- Dr. Raul José Fonseca Mascarenhas (Coordenador);

- Dr. Vitor Jaime Pereira Alves;

- Dr.ª Ana Beatriz de Azevedo Dias Antunes Freitas;

- Mestre Ana Isabel Calado da Silva Pinto;

- Mestre Luís Filipe Cracel Viana;

- Dr. António Abel Sancho Pontes Correia;

- Professora Doutora Ana Margarida Leal Furtado;

- Dr.ª Maria de Lurdes Pereira Moreira Correia de Castro, a qual será substituída nas suas ausências e impedimentos pela Dr.ª Sara Alexandra Ribeiro Pereira Simões Duarte Ambrósio.

- Dr.ª Natacha Morais Abito Faria da Cunha (Secretária Técnica).

1 - No exercício do mandato que lhe é conferido o Grupo Técnico deverá proceder a uma avaliação profunda e abrangente do processo orçamental, do enquadramento orçamental dos serviços e organismos da Administração Pública, dos macroprocessos orçamentais, do processo de prestação de contas e da articulação entre a execução orçamental e a tesouraria do Estado, e propor as alterações legislativas consideradas necessárias tendo em vista a prossecução dos seguintes objetivos:

a) Alteração da organização jurídica da Lei de Enquadramento Orçamental;

b) A simplificação do processo orçamental;

c) Novo enquadramento orçamental dos serviços e organismos da Administração Pública;

d) Alteração dos macroprocessos orçamentais;

e) Alteração do processo de prestação de contas;

f) Garantir uma efetiva articulação entre a execução orçamental e a tesouraria do Estado.

2 - De forma a dar cumprimento ao supramencionado mandato, o Grupo Técnico reunirá, pelo menos, todos os quinze dias a contar da data de publicação do presente despacho, de acordo com o agendamento a decidir pelos seus membros, sob proposta do seu Coordenador.

3 - O Grupo Técnico poderá, no âmbito dos trabalhos a desenvolver, proceder à audição de entidades e especialistas da área que considere convenientes.

4 - Os trabalhos do Grupo Técnico observarão ainda o seguinte calendário:

. Outubro de 2013 - elaboração de um documento contendo as principais conclusões alcançadas e linhas de solução propostas;

. Até dezembro de 2013 - entrega ao Governo de um relatório da reforma do processo orçamental e de um anteprojeto de proposta de lei de alteração da Lei de Enquadramento Orçamental;

5 - Os membros do Grupo Técnico renunciam a qualquer tipo de remuneração pelos trabalhos realizados no âmbito deste Grupo.

6 - O apoio logístico e administrativo necessário ao funcionamento do Grupo Técnico será assegurado pelo Gabinete do Secretário de Estado do Orçamento.

27 de junho de 2013. - O Secretário de Estado do Orçamento, Luís Filipe Bruno da Costa de Morais Sarmento.

207104797

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/310447.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-08-20 - Lei 91/2001 - Assembleia da República

    Estabelece as disposições gerais e comuns de enquadramento dos orçamentos e contas de todo o sector público administrativo - Lei de enquadramento orçamental.

  • Tem documento Em vigor 2002-08-28 - Lei Orgânica 2/2002 - Assembleia da República

    Aprova a lei da Estabilidade orçamental. Altera a Lei de Enquadramento Orçamental, a Lei de Finanças Locais e a Lei de Finanças das Regiões Autónomas. Republica em anexo a Lei 91/2001 de 20 de Agosto.

  • Tem documento Em vigor 2003-07-02 - Lei 23/2003 - Assembleia da República

    Altera a Lei n.º 91/2001, de 20 de Agosto - Lei de enquadramento orçamental.

  • Tem documento Em vigor 2004-08-24 - Lei 48/2004 - Assembleia da República

    Altera a Lei n.º 91/2001, de 20 de Agosto (lei de enquadramento orçamental), republicada em anexo.

  • Tem documento Em vigor 2010-10-19 - Lei 48/2010 - Assembleia da República

    Altera (quarta alteração) a Lei n.º 91/2001, de 20 de Agosto (lei de enquadramento orçamental).

  • Tem documento Em vigor 2011-05-20 - Lei 22/2011 - Assembleia da República

    Altera (quinta alteração) a Lei n.º 91/2001, de 20 de Agosto, que estabelece as disposições gerais e comuns de enquadramento dos orçamentos e contas de todo o sector público administrativo - Lei de enquadramento orçamental.

  • Tem documento Em vigor 2011-10-13 - Lei 52/2011 - Assembleia da República

    Altera (sexta alteração) a lei de enquadramento orçamental, aprovada pela Lei 91/2001, de 20 de Agosto, procedendo à sua republicação, e determina a apresentação da estratégia e dos procedimentos a adoptar até 2015 em matéria de enquadramento orçamental.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda