Considerando a entrada em vigor da nova Orgânica da Autoridade Nacional de Proteção Civil, aprovada pelo Decreto-Lei 73/2013, de 31 de maio, que veio introduzir determinados ajustamentos por forma a adequar a sua estrutura às necessidades atuais;
1 - Por proposta do Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Major-General Manuel Mateus Couto, nos termos e ao abrigo do disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 22.º do Decreto-Lei 73/2013, de 31 de maio, designo, em comissão de serviço, pelo período de três anos, para exercer funções de Comandante Operacional de Agrupamento Distrital do Sul o licenciado Elísio Lázaro de Oliveira, cuja idoneidade, experiência e competências profissionais comummente reconhecidas são patentes na síntese curricular anexa.
2 - O presente despacho produz efeitos a 01 de junho de 2013.
19 de junho de 2013. - O Ministro da Administração Interna, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva.
SÍNTESE CURRICULAR
Elísio Lázaro de Oliveira
Nascido a 30 de maio de 1962
Licenciado em Geografia e Desenvolvimento, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Perito do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, com formação e treino nas componentes de High Level.
Coordination, Assessment Mission e Operations Management.
Comandante operacional distrital do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa da Autoridade Nacional de Proteção Civil, desde abril de 2007.
Formador dos quadros da Escola Nacional de Bombeiros desde 1996 é reconhecido internacionalmente na área de salvamento e desencarceramento sendo o autor do Manual de Salvamento e Desencarceramento, editado pela ENB, possuindo diversos artigos técnicos publicados.
O seu curriculum profissional é composto por diversos cursos internacionais no âmbito do mecanismo europeu de proteção civil (CMI-Community Mechanism Introductin Course / OPM-Operational Management Course / AMC-Assessment Mission Course / HLC-High Level Coordination Course).
Integrou o grupo de trabalho em sede da União Europeia no âmbito do mecanismo europeu de proteção civil, na formatação dos módulos de resposta internacional a emergências.
É formador internacional no projeto europeu FIRE4 tendo exercido funções de comando nos exercícios internacionais de Incêndios Florestais na Sardenha e de Sismo em Lisboa (PTQUAKE).
Comandou a missão portuguesa de ajuda humanitária ao Haiti com reconhecimento internacional do êxito da missão.
Especialista na área de salvamento é Instrutor Internacional Registado do ICET (International Centre for Emergency Techniques, NL).
Possui diversos cursos internacionais de especialização na área de gestão de emergência e proteção e socorro, destacando-se a acreditação por Rescue Training Associates, A&M; University e Emergency Management Institute, EUA. Ecole d'Aplication de Sécurité Civile, FR. Seganosa, ES, CEMEC-Centro Europeu de Medicina de Catástrofe, IT).
No âmbito nacional possui formação acreditada, salientando-se os cursos de estado-maior, curso de técnicas de apoio à decisão, quadros de comando, planeamento de emergência, comando de brigadas helitransportadas, planos prévios de intervenção, investigação às causas de incêndio, segurança contra incêndios, formador do laboratório móvel do fogo, organização de postos de comando, higiene e segurança no trabalho, formação de formadores para tripulantes de ambulância, diretores de heliportos dedicados a combate a incêndios, condução avançada, assistente a centros de operações, média training, para-quedismo civil, mergulho, entre outros. Na sua atividade profissional exerceu competência técnica e de organização na formação de salvamento e desencarceramento, quadros de comando, combate a incêndios florestais, combate a incêndios urbanos e industriais, comandantes de operações aéreas, brigadas helitransportadas e emergência pré-hospitalar.
A sua carreira como bombeiro teve início em 1982 nos bombeiros voluntários da Amadora, corporação onde exerceu funções de comando entre 1996 e 2001. Em 2003 foi nomeado comandante dos bombeiros voluntários de Algueirão - Mem Martins função que exerceu até abril de 2007, data em que iniciou funções como comandante operacional distrital de Lisboa da ANPC.
O reconhecimento do trabalho desenvolvido é expresso na atribuição de onze condecorações individuais e dez louvores, dos quais se releva a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, Grau Ouro, Distintivo Laranja por demonstrada capacidade de coordenação, de persuasão e extraordinário empenho no comando da FOCON destacada no Haiti em missão humanitária em janeiro de 2010, atribuída por Sua Excelência o Ministro da Administração Interna.
207062036