A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 316/81, de 23 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Regulamenta a execução da transferência das responsabilidades das seguradoras para a Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais.

Texto do documento

Despacho Normativo 316/81
Tornando-se necessário regular a execução da transferência das responsabilidades das seguradoras para a Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais, prevista no Decreto-Lei 227/81, de 18 de Julho:

Determina-se:
1 - As empresas seguradoras abrangidas pelo Decreto-Lei 227/81, de 18 de Julho, fornecerão à Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais:

a) Os elementos referentes às pensões transferidas ao abrigo do artigo 1.º do referido diploma;

b) As relações mecanográficas respeitantes às reservas matemáticas calculadas nos termos do artigo 2.º do mesmo diploma, constando, em separado, as respeitantes às incapacidades permanentes e às sobrevivências;

c) As folhas de cálculo do valor das prestações mensais a liquidar à Caixa;
d) As sentenças de condenação ou de homologação de acordos respeitantes às pensões transferidas ou as respectivas fotocópias, certificadas pelas empresas seguradoras.

2 - Os elementos referidos na alínea a) do número anterior serão fornecidos em suporte mecanográfico e de acordo com os verbetes de inclusão de pensionistas em uso na Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais.

3 - O valor da prestação mensal (Vm) a liquidar à Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais, durante n anos, será calculado do seguinte modo:

a) Calcula-se o valor A pela expressão:
A = R/(Pm x 11,812854)
onde:
R - valor das reservas matemáticas calculadas nos termos do artigo 2.º do Decreto-Lei 227/81, de 18 de Julho;

Pm - valor global das pensões devidas mensalmente pela seguradora à data da entrada em vigor do Decreto-Lei 227/81, de 18 de Julho, acrescido de 20%;

b) Determina-se em seguida:
Vm = R/(11,812854 x a(índice n))
em que:
a(índice n) é tal que a(índice n-1) < A =< a(índice n);
sendo:
a(índice n) - valor actual da anuidade antecipada unitária servida durante n anos.

4 - Os elementos referentes às pensões, as relações mecanográficas e as folhas de cálculo do valor das prestações mensais serão entregues pelas empresas seguradoras à Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais no prazo fixado pelo artigo 7.º do Decreto-Lei 227/81, de 18 de Julho.

5 - As sentenças de condenação ou de homologação de conciliação ou as respectivas fotocópias serão entregues pelas empresas seguradoras à Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais até 31 de Julho de 1982, sem prejuízo de entregas pontuais antecipadas pedidas expressamente pela Caixa e que deverão ser satisfeitas no prazo de quinze dias.

6 - As empresas seguradoras que, por impossibilidade, não entreguem à Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais, até 30 de Setembro de 1981, os elementos que permitam àquela instituição liquidar as correspondentes pensões deverão manter o regular pagamento às vítimas de doenças profissionais das prestações a que estão obrigadas, até que procedam à entrega dos elementos em falta e seja feito o respectivo acerto de contas com a referida Caixa.

Secretarias de Estado do Tesouro e da Segurança Social, 10 de Setembro de 1981. - O Secretário de Estado do Tesouro, Walter Waldemar Pego Marques. - O Secretário de Estado da Segurança Social, António José de Castro Bagão Félix.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30744.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1981-07-18 - Decreto-Lei 227/81 - Ministérios das Finanças e do Plano e dos Assuntos Sociais

    Transfere definitivamente a cobertura e responsabilidade em matéria de doença profissional do âmbito da actividade seguradora para a Caixa Nacional de Seguros de Doenças Profissionais.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda