A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 15689/2012, de 10 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Determina a criação de um grupo de trabalho com o objetivo de contribuir para a estruturação do produto Turismo de Saúde e nomeia os elementos que o constituem.

Texto do documento

Despacho 15689/2012

Considerando que o Programa do XIX Governo Constitucional prevê como uma das suas prioridades o Turismo de Saúde, desenvolveu-se já um trabalho interministerial, designadamente, pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Economia e do Emprego, através da Secretaria de Estado do Turismo, com o objetivo de afirmar Portugal como um destino de referência internacional no Turismo de Saúde;

Considerando que o Turismo de Saúde tem registado interesse crescente nos principais mercados emissores e que várias instituições e empresas da economia nacional têm desenvolvido estratégias de negócio neste sector;

Considerando que Portugal possui uma reconhecida capacidade instalada na área da saúde e na área do turismo que, em conjunto, proporcionam uma oferta com vários fatores de diferenciação e de elevada qualidade, que tornam o País altamente competitivo neste produto turístico, determina-se:

1 - A constituição de um grupo de trabalho com o objetivo de contribuir para a estruturação do produto Turismo de Saúde capaz de gerar fluxos turísticos nas vertentes médica, termal e de bem-estar, sobretudo na média e baixa estação.

2 - O grupo de trabalho desenvolverá um plano de ação para o Turismo de Saúde nas vertentes identificadas, contemplando:

a) A identificação das valências e serviços médicos que contribuam para a internacionalização da cadeia de valor da saúde e, simultaneamente, potenciem a utilização de serviços turísticos;

b) A formatação de produtos qualificados de acordo com as melhores práticas internacionais, que sejam diferenciadores e competitivos face a destinos concorrentes;

c) A proposta de adequação do quadro legal nacional face aos parâmetros e requisitos internacionais;

d) A identificação dos agentes internacionais relevantes na distribuição e comercialização do produto;

e) A identificação dos mercados alvo e a elaboração de uma proposta de promoção que consolide um branding de destino agregador do produto;

f) A identificação de parcerias internas e externas, públicas e privadas, que promovam e potenciem a afirmação de Portugal como destino de Turismo de Saúde;

g) Monitorizar a implementação do plano de ação e contribuir com propostas para a sua eficácia e eficiência, durante o primeiro ano da sua execução;

h) O grupo de trabalho apresentará, no prazo de 60 dias, um plano de ação, para aprovação das tutelas da Saúde e do Turismo, e elaborará relatórios de acompanhamento com a periodicidade trimestral.

3 - O grupo de trabalho é constituído pelos seguintes elementos, em representação das seguintes entidades:

a) Dr. Carlos Neves Martins, em representação do Ministério da Saúde;

b) Dr.ª Rita Serrabulho Abecasis, em representação da Secretaria de Estado do Turismo;

c) Dr.ª Eva Falcão, em representação da Direção-Geral de Saúde;

d) Dr. Alexandre Lourenço, em representação da Administração Central do Sistema de Saúde;

e) Dr.ª Rosário Costa e Dr.ª Teresa Ferreira, em representação do Turismo de Portugal;

f) Dr. Gonçalo Rebelo de Almeida, em representação da Confederação do Turismo Português;

g) Engenheiro Joaquim Cunha, em representação do Health Cluster Portugal;

h) Dr. Pedro Rodrigues, em representação da Medical Tourism Association - Portugal.

4 - O grupo de trabalho é presidido pelo representante do Ministério da Saúde, substituído nas suas faltas e impedimentos pelo representante da Secretaria de Estado do Turismo.

5 - O Turismo de Portugal assegura a redação do plano de ação e dos relatórios trimestrais do grupo de trabalho.

6 - A participação no grupo de trabalho não confere aos representantes o direito à perceção de remuneração, compensação ou contrapartidas de qualquer espécie.

7 - O grupo de trabalho inicia as suas funções na data do presente despacho, mantendo-se em funções até 31 de dezembro de 2013.

30 de novembro de 2012. - Pelo Ministro da Economia e do Emprego, Cecília Felgueiras de Meireles Graça, Secretária de Estado do Turismo. - O Ministro da Saúde, Paulo José de Ribeiro Moita de Macedo.

206570278

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/305285.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda