A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Normativo 14/84, de 24 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Esclarece dúvidas acerca do correcto entendimento a dar ao disposto no nº 3 do artigo 6º do Decreto-Lei nº 455/80, de 9 de Outubro, que concede benefícios fiscais relativos à importação de veículos pertencentes a emigrantes.

Texto do documento

Despacho Normativo 14/84
1 - Havendo-se suscitado dúvidas acerca do correcto entendimento a dar ao disposto no n.º 3 do artigo 6.º do Decreto-Lei 455/80, de 9 de Outubro, esclarece-se, ao abrigo do artigo 23.º do mesmo diploma, que a inobservância do disposto no n.º 2 do mesmo dispositivo, no que respeita aos casos de alienação ou oneração do veículo, sujeita, cumulativamente, o infractor a procedimento fiscal e à obrigação de repor ao Estado o montante das importâncias em que aquele fora beneficiado, não se exigindo, contudo, que o primeiro preceda a segunda, ou inversamente.

Assim, nada obsta a que a administração aduaneira, ao detectar aquela infracção, exija, desde logo, o pagamento do dito montante, seguindo-se o procedimento fiscal adequado, se, entretanto, este não estiver já a decorrer.

Esclarece-se ainda que:
2 - A circunstância de o emigrante haver renunciado aos benefícios fiscais contidos no Decreto-Lei 455/80, de 9 de Outubro, pagando integralmente os direitos, IVVA e mais imposições devidas pela importação do veículo, não deixa de o sujeitar aos condicionalismos e restrições constantes daquele diploma legal, designadamente dos constantes dos n.os 2, 3 e 4 do seu artigo 6.º, se a concessão do BRI necessário para a importação foi determinada pela sua qualidade de emigrante.

Secretaria de Estado do Orçamento, 10 de Janeiro de 1984. - O Secretário de Estado do Orçamento, Alípio Barrosa Pereira Dias.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/30430.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1980-10-09 - Decreto-Lei 455/80 - Ministério das Finanças e do Plano - Secretaria de Estado do Orçamento

    Concede benefícios fiscais relativos á importação de veículos automóveis pertencentes a emigrantes.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda