Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Deliberação 1128/2012, de 16 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeia os elementos que vão integrar o Conselho Clínico do ACES da Lezíria I - Ribatejo.

Texto do documento

Deliberação 1128/2012

Considerando que o Licenciado António Augusto Lourenço Confraria Jorge Silva foi convidado pelo Conselho Diretivo da ARSLVT, I. P., para integrar a Comissão de Farmácia e Terapêutica da ARSLVT, I. P.

Considerando que aquele cargo é incompatível com exercício das funções de Presidente do Conselho Clínico do ACES da Lezíria I - Ribatejo, nos termos da alínea b) do n.º 1 do artigo 30.º do Decreto-Lei 28/2008, de 27 de fevereiro, cessando em 03/07/2012 estas funções.

Assim, o Conselho Diretivo desta Administração Regional de Saúde, de acordo com a proposta do Senhor Diretor Executivo do ACES em mérito, nos termos e ao abrigo do artigo 25.º do Decreto-Lei 28/2008, de 27 de fevereiro, delibera designar os seguintes elementos para o Conselho Clínico, conforme notas curriculares em anexo:

Licenciado Carlos Alberto Rodrigues Duarte Alexandre - Presidente;

Licenciada Maria Clara Lopes Elias Garcia, Vogal;

Maria Gorete Freitas Lopes, Vogal;

Luís Manuel Pereira Brás, Vogal.

28 de julho de 2012. - O Presidente do Conselho Diretivo, Dr. Luís

Manuel Paiva Gomes Cunha Ribeiro.

Nota curricular

Carlos Alberto Rodrigues Duarte Alexandre DN: 20-10-1957 Formação académica:

Licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 1981 Especialidades médicas:

Medicina geral e familiar Medicina do Trabalho Carreira médica:

Grau: Consultor de Clínica Geral Atividades atuais:

Médico de Medicina Geral e Familiar da USF Planalto Santarém.

Orientador de Internato de Medicina Geral e Familiar Outras atividades profissionais:

Médico durante 7 anos do Centro de Tratamento de Toxicodependentes de Santarém Publicações:

Trabalhos publicados no âmbito da Medicina geral e Familiar em revistas nacionais desta especialidade Nota curricular Maria Clara Lopes Elias Garcia, portuguesa, nasceu em Faro, em 19.10.1956, filha de Maria Lisette Vinhas Pinto Lopes, e de Francisco Elias Garcia.

Médica assistente de saúde pública (SP). Autoridade de Saúde desde 1990, para os concelhos de TV, de Lisboa, e para as áreas dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul e, posteriormente, Ribatejo. Admitida no Colégio de Especialidade de SP da Ordem dos Médicos em 1992. Presidente e, posteriormente, 1.ª vogal de Junta Médica para avaliação de incapacidades de pessoas portadoras de deficiência, desde 1994. Em 1991 e parte de 1992 - responsável pelo setor de nutrição do Núcleo de Nutrição e Qualidade Alimentar da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa. De 1991 a 1996, representou a ARS e a subsequente Sub-Região de Saúde de Lisboa na Comissão de Higiene dos Alimentos do Conselho Nacional de Alimentação e Nutrição, órgão interministerial de consulta do Governo, tendo participado no planeamento e na implementação das atividades e na redação dos relatórios que foram apresentados ao mesmo. Integrou a equipa local (TV) da Proteção Civil, representou o Ministério da Saúde no Conselho de Bacia para as Ribeiras do Oeste (de 1994 a Setembro/2011, e representou o Centro de Saúde (CS) de TV nos Grupos: de Formação (1998-2004); para criação de Consulta de Desenvolvimento (2000-2004); e de Violência e Maus Tratos (2003-2004) da Unidade de Saúde do Oeste. De 2005 a 2007, integrou o Grupo de Promoção da Saúde do Centro Regional de SP. Em 2009: passou a integrar o Grupo Técnico Regional «Águas de Consumo Humano»; no âmbito da reorganização dos serviços de SP da ARS de Lisboa e Vale do Tejo (LVT), fez parte do Grupo Restrito que elaborou o documento «Carteira de Serviços da Unidade de SP» (USP); e passou a integrar o Conselho Clínico do ACES Oeste Sul. Após concurso, em 01.03.2011 celebrou contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado com a ARSLVT, passando a integrar a equipa da USP Portas do Sol do ACES Ribatejo a partir de 01.10.2011.

Tem: coordenado Programas e Projetos e monitorizado a sua realização - Vacinação (desde 1995), Saúde Escolar/Oral (1996-2002); elaborado relatórios de atividades do Serviço/da USP; organizado Cursos, Seminários e Encontros. Participou, desde a sua origem, na elaboração de Orçamentos-Programa. Responsável de Projeto: PEPT/Saúde «Os Alunos da Última Fila» durante 5 anos; «Aldeia - Pedagogia e Prevenção» (2000/2001).

Interlocutora de 5 concelhos para as escolas da Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde (membro da Equipa de Apoio Local). Membro da equipa responsável pelo projeto intersetorial «Diagnóstico de Saúde do concelho de Torres Vedras», de 25.05.2010 a 30.09.2011. No ACES Ribatejo é responsável pela gestão de: Observatório de Saúde; Vigilância Epidemiológica; Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral; Programa Nacional de Vacinação; Programas de Vigilância Sanitária de Águas (de consumo humano, minerais naturais e de nascente, e de piscinas de utilização coletiva); Programa de Vigilância Sanitária de Estabelecimentos de Restauração e Bebidas; e Programa de Saúde Ocupacional. É coordenadora da Comissão de Controlo da Infeção do ACES Ribatejo.

Projetos Internacionais: «Avaliação da Qualidade de Intervenções na Área da Promoção da Saúde nos Estados Membros da União Europeia, e na Noruega» (1996); e European Guide - Nutrition Education in Schools (debate e aprovação de versão final) (1998).

Investigação: colaborou no projeto da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) «Adoção de estilos de vida. Curriculum escolar e educação para a saúde nas áreas de alimentação e higiene», 1988-1991; co-autora de «Diabetes Mellitus tipo 2 e Auto-eficácia face ao auto-controlo da doença», 1998-1999 (dissertação de Mestrado), e corresponsável pelo desenvolvimento do projeto nesta descrito, no concelho de TV, de 2001 a 2006.

Tem trabalhos publicados e apresentou diversas comunicações em eventos científicos nacionais; co-apresentou comunicação em poster nos Estados Unidos da América (Boston).

Orientadora de formação de 8 internos do Internato Complementar/Médico de SP (desde 1993), participando também como vogal efetiva em júris de avaliação final na Zona Centro. Responsável pela orientação dos estágios de 76 médicos na área de SP, integrados nos Programas de Estudos do Internato Geral, e Ano Comum.

Formadora: de pessoal docente (área e domínio das Ciências da Saúde), nomeada em 1997 pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua - Ministério da Educação; em Mestrados (Instituto Superior de Psicologia Aplicada) e Cursos de Pós-graduação em Psicologia da Saúde (Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa), e em Mestrado e Cursos de Especialização em SP, e de Medicina do Trabalho (ENSP).

Cursos frequentados, com duração superior a uma semana: Programa Avançado para Conselhos Clínicos dos ACES, Paces Team (200 h), 2009/2010; Intervenção Precoce (76 h), ISPA, 2001/2002; Formação Pedagógica para Orientadores dos Internatos Médicos (60 h), Ordem dos Médicos, 1997; The European Postgraduate Summer Course in Public Health Nutritional Epidemiology (90 h), 1992, Southampton (Reino Unido).

Carreira médica: grau de assistente de SP em 1989 (15,4 valores) e grau de consultora de SP em 1996. Categoria de assistente graduado sénior da carreira especial médica, área de saúde pública, desde 01.03.2011.

Formação académica: Mestrado em Psicologia da Saúde, 2000, ISPA (Muito Bom); Curso de Saúde Pública, 1987 (16 valores); Licenciatura em Medicina, 1981 (15 valores).

Nota curricular 1 - Identificação:

Maria Gorete de Freitas Lopes, nascida a 6 de fevereiro de 1960, no Funchal, residente em Santarém.

2 - Formação Profissional:

Curso de Enfermagem Geral: 1982/1985 Curso de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica:

1990/1992 Mestrado em Ciências de Enfermagem: 1996/1998 Programa Avançado de Gestão, Governação Clínica, Liderança e TI para Conselhos Clínicos - Instituto Nacional de Administração, I. P.: 2009/2010 3 - Experiência profissional:

Em Cuidados de Saúde Primários na Região Autónoma da Madeira:

1985/1996.

Lecionou na Escola Superior de Enfermagem Dr. Ângelo da Fonseca em Coimbra no ano letivo 1997/1998 em destacamento.

Colabora com a Escola Superior de Saúde de Santarém, na lecionação de conteúdos programáticos nos cursos de Pós licenciatura e Mestrados em Saúde Materna e Obstétrica.

Enfermeira Chefe, de 23/09/96 a 13/11/01 (Centros de Saúde de Almeirim e Santarém) Enfermeira Supervisora, de 13/11/01 até a presente data (ARSLVT, I. P).

Integrou a Comissão Técnica da Avaliação do Desempenho da Carreira de Enfermagem na Ex Sub-Região de Saúde de Santarém.

Vogal do Conselho Clínico de 2009 até a presente data no ACES XXI - Ribatejo.

Membro do grupo de trabalho «Sistemas de Informação», da Coordenação Estratégica.

Integra a ERA desde 2006 (Equipa Regional de Apoio e Acompanhamento dos Cuidados de Saúde Primários) da ARSLVT, I. P., com a responsabilidade de coordenar a Equipa Técnico Operacional que avalia e emite Pareceres Técnicos sobre as USF (Unidade de Saúde Familiar).

Formadora para todos os Conselhos Clínicos da ARSLVT, IP sobre «Avaliação de um Regulamento Interno de uma USF» no âmbito da ERA.

É representante da ARSLVT, I. P. - ACES Ribatejo, na Plataforma Supraconcelhia da Rede Social da Segurança Social, que abrange todos os concelhos do ACES.

É coordenadora da Unidade Coordenadora Funcional da Lezíria, vertente saúde da mulher e neonatal.

Membro da Unidade Coordenadora Funcional do Médio Tejo vertente saúde da mulher e neonatal Membro da Unidade Coordenadora Funcional de Vila Franca de Xira nas vertentes da saúde da mulher, neonatal, da criança e adolescentes.

Integra a Equipa de Controlo de Infecção do ACES.

Coordena a equipa de CIPE/SAPE - Parametrização do ACES.

Responsável pela elaboração e acompanhamento das adendas ao acordo bilateral (ARS/Escola Superior de Saúde de Santarém) referente aos ensinos clínicos de enfermagem.

Resumo curricular Luís Manuel Pereira Brás, filho de Fernando Gonçalves Brás e Luísa de Jesus Pereira, nascido a 13/01/1974, titular do BI n.º 10344002, fisioterapeuta formado na ESTES de Coimbra desde 1995, obteve o Mestrado em Ciências da Fisioterapia na FMH - UTL a 24 de Abril de 2007.

Ingressou na carreira de TDT - Fisioterapeuta de 2.ª Classe no Centro de Saúde de Ourém, em Abril de 2004. Foi transferido para o Centro de Saúde de Rio Maior em dezembro de 2004, onde se mantém até à data. Em outubro de 2008 subiu na carreira de TDT para a categoria de Fisioterapeuta de 1.ª classe. Colaborou ainda com o ACES Ribatejo como Vogal do Conselho Clínico.

Foi professor externo na Licenciatura em Fisioterapia na ESTES de Coimbra nas cadeiras de Investigação aplicada - 4.º ano, Orientação do Projeto - 3.º ano e Estudo de caso - 4.º ano. É monitor de Ensino Clínico do Curso de Fisioterapia desta escola desde 1999.

Concluiu o Curso de Formação em Administração PACES, dirigido aos elementos dos CC dos ACES ministrado pelo INA.

206316497

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2012/08/16/plain-303056.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/303056.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2008-02-22 - Decreto-Lei 28/2008 - Ministério da Saúde

    Estabelece o regime da criação, estruturação e funcionamento dos agrupamentos de centros de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda