A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 46/2011, de 14 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Cria o Grupo de Projecto para as Tecnologias de Informação e Comunicação (GPTIC), na dependência do membro do Governo responsável pela área da modernização administrativa, e estabelece as suas atribuições, composição e funcionamento.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 46/2011

O Programa do XIX Governo Constitucional assume como um dos seus vectores estratégicos a redução e a racionalização dos custos suportados pelo Orçamento do Estado. Igual compromisso foi assumido pelo Estado Português nos memorandos assinados com o Fundo Monetário Internacional, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia.

Resulta evidente da análise das despesas do Estado, efectuada tendo por escopo dar cumprimento ao vector estratégico supra-referido, que os custos na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC) têm tido um crescimento desproporcional ao longo da última década. De acordo com estudos efectuados, o crescimento emergente, desregrado, não sistematizado e integrado das despesas das TIC na Administração Pública resultou em avultados encargos nos últimos anos. As principais razões para tais encargos são essencialmente a falta de uma estratégia global para as TIC e de vectores estratégicos globais de implementação de medidas que abarquem toda a Administração Pública.

A magnitude e complexidade da tarefa de delinear e implementar uma estratégia global de racionalização das TIC na Administração Pública requer a criação de um grupo de projecto, assente na representatividade dos organismos e serviços com competências mais alargadas na área e na colaboração das diversas entidades da Administração Pública que se afigurem necessárias, nomeadamente das que integram a Rede Interministerial TIC, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 109/2009, de 2 de Outubro.

Assim:

Nos termos da alínea g) do artigo 199.º da Constituição, o Conselho de Ministros resolve:

1 - Constituir o Grupo de Projecto para as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), adiante abreviadamente designado como GPTIC, que funciona na dependência do membro do Governo responsável pela área da modernização administrativa.

2 - Determinar que o GPTIC tem como missão delinear e implementar uma estratégia global de racionalização das TIC na Administração Pública, com vista à melhoria da eficiência e à redução de custos.

3 - Estabelecer que o GPTIC tem como objectivos:

a) Promover o estudo e a análise das estruturas das TIC na Administração Pública;

b) Estudar e elaborar um plano global estratégico de racionalização e redução de custos nas TIC, na Administração Pública;

c) Implementar as medidas contidas no plano global estratégico que lhe caibam realizar directamente;

d) Acompanhar e assegurar a correcta e atempada implementação das medidas do plano global estratégico que fiquem a cargo de outras entidades.

4 - Estabelecer que o plano global a que se refere a alínea b) do número anterior deve ser apresentado ao membro do Governo responsável pelo GPTIC até 15 de Dezembro de 2011.

5 - Determinar que o GPTIC é integrado por:

a) Um representante designado pelo Primeiro-Ministro;

b) Um representante designado pelo membro do Governo responsável pela área da modernização administrativa;

c) Um representante designado pelo membro do Governo responsável pela área da Administração Pública;

d) Um representante de cada um dos seguintes serviços e organismos públicos:

i) Agência para a Modernização Administrativa, I. P.;

ii) Centro de Gestão da Rede Informática do Governo;

iii) Instituto de Informática.

6 - Estabelecer que o representante nomeado pelo Primeiro-Ministro é o responsável pelo GPTIC, competindo-lhe coordenar os seus trabalhos e submeter ao membro do Governo responsável pela área de modernização administrativa as propostas finais das soluções técnicas e directrizes aprovadas no âmbito do GPTIC.

7 - Determinar que cada um dos representantes a que se refere a alínea d) do n.º 5 é designado pelo membro do Governo da respectiva tutela, no prazo máximo de cinco dias úteis a contar da entrada em vigor da presente resolução.

8 - Determinar que a implementação das medidas contidas no plano global estratégico será efectuada pelos membros da Rede Interministerial TIC, criada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 109/2009, de 2 de Outubro.

9 - Determinar que o GPTIC não tem encargos financeiros, sendo o apoio logístico e administrativo ao respectivo funcionamento assegurado pelo Gabinete do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

10 - Determinar que os representantes referidos na alínea d) do n.º 5 têm o apoio dos respectivos serviços, em termos a definir pelo respectivo dirigente máximo.

11 - Estabelecer que o GPTIC funciona até 31 de Dezembro de 2013.

12 - Determinar que a presente resolução produz efeitos no dia seguinte ao da sua publicação.

Presidência do Conselho de Ministros, 27 de Outubro de 2011. - O Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2011/11/14/plain-287700.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/287700.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda