Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 15169/2010, de 30 de Julho

Partilhar:

Sumário

Publica a planta de implantação incluindo a zona especial de protecção e planta de localização, do conjunto conhecido por Paisagem Cultural de Sintra, incluído na lista indicativa do Património Mundial da UNESCO, em 1995.

Texto do documento

Aviso 15169/2010

No século xix Sintra converteu-se no primeiro centro importante da arquitectura romântica europeia. O Rei D. Fernando II da dinastia Saxe-Cobourg-Gotha (1836-1885) muito ligado a Sintra e à sua paisagem pelas quais nutria um grande afecto, implantaria aqui o romantismo de uma forma esplêndida e única para as regiões mediterrânicas. Adquiriu o Convento da Pena, situado sobre uma montanha escarpada, transformando-o num palácio fabuloso e mágico, dando-lhe a dimensão máxima que apenas um romântico de uma grande visão artística e de uma grande sensibilidade estética podia sonhar. Além disso, D.

Fernando II rodeou o palácio de um vasto parque romântico plantado com árvores raras e exóticas, decorado com fontes, de cursos de água e de cadeias de lagos, de chalets, capelas, falsas ruínas, e percorrido de caminhos mágicos sem paralelo em nenhum outro lugar. O rei tomou também o cuidado de restaurar as florestas da serra onde milhares de árvores foram plantadas, principalmente carvalhos e pinheiros mansos indígenas, ciprestes mexicanos, acácias da Austrália, e tantas outras espécies que contribuem perfeitamente para o carácter romântico da serra. A corte e os nobres do País estabeleciam-se em Sintra e nas vertentes norte da serra, ao longo das quais foram erguendo sumptuosas villas e quintas rodeadas de jardins e parques de estilo artístico e de uma flora luxuriante. Por outro lado, a solidão da serra e suas florestas atraíam monges e eremitas que a enriqueciam de conventos e de ermitérios introduzindo-lhe o aspecto religioso-cultural. Assim evoluiu na serra de Sintra uma paisagem cultural de um valor eminente e singular. Do ponto de vista mais natural, associa componentes das floras mediterrânicas e setentrionais a centenas de árvores e flores exóticas num quadro de jardins, parques e florestas verdadeiramente único.

Assim:

1 - Nos termos e para os efeitos do disposto no n.º 3 do artigo 72.º do Decreto-Lei 309/2009, de 23 de Outubro, torna-se público que, em 1995 foi incluído na lista indicativa do Património Mundial da UNESCO o conjunto conhecido por Paisagem Cultural de Sintra, localizada nas freguesias São Pedro de Penaferrim, Colares, Santa Maria e São Miguel e São Martinho, concelho de Sintra, distrito do Lisboa.

2 - Publica-se no anexo i a planta de implantação incluindo a respectiva zona especial de protecção e no anexo ii a planta de localização.

22 de Julho de 2010. - Pela Ministra da Cultura, Elísio Costa Santos Summavielle, Secretário de Estado da Cultura.

ANEXO I

(ver documento original)

ANEXO II

(ver documento original)

203525885

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2010/07/30/plain-277928.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/277928.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2009-10-23 - Decreto-Lei 309/2009 - Ministério da Cultura

    Estabelece o procedimento de classificação dos bens imóveis de interesse cultural, bem como o regime das zonas de protecção e do plano de pormenor de salvaguarda.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda