A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 20602, de 26 de Maio

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário do Governo n.º 125/1964, Série I de 1964-05-26.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Aprova o Regulamento do Prémio Escolar Major Arrochela Lobo.

Texto do documento

Portaria 20602
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro da Educação Nacional, aprovar o Regulamento do Prémio Escolar Major Arrochela Lobo, que baixa assinado pelo director-geral do Ensino Primário.

Ministério da Educação Nacional, 29 de Maio de 1964. - Pelo Ministro da Educação Nacional, Alberto Carlos de Brito, Subsecretário de Estado da Educação Nacional.


REGULAMENTO DO PRÉMIO ESCOLAR MAJOR ARROCHELA LOBO
Artigo 1.º É instituído por um grupo de admiradores do major Arrochela Lobo, como preito de homenagem ao desvelado carinho que aquela individualidade dedicou à causa da instrução pública quando presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o prémio escolar major Arrochela Lobo, constituído pelo produto do rendimento da importância de 4000$00 convertida em certificado de renda perpétua da Junta do Crédito Público assentado à Direcção do Distrito Escolar do Porto.

Art. 2.º Será atribuído sucessivamente em cada ano a um aluno aprovado no exame da 4.ª classe de uma das escolas do sexo masculino ou feminino do concelho de Penafiel, segundo a ordem alfabética das respectivas freguesias, com observância do seguinte:

a) Por cada lugar de professor será indicado um aluno ou aluna escolhidos entre os mais pobres;

b) No caso de haver um órfão será este o indicado, desde que seja considerado pobre;

c) No caso de haver mais que um órfão nas mesmas condições será feito um sorteio para apuramento do premiado;

d) De entre os alunos assim escolhidos nos vários lugares será feito um sorteio para atribuição do prémio, salvo no caso de haver apenas um órfão, que será o premiado;

e) Nas freguesias em que funcione mais de uma escola, os respectivos professores deliberarão, em conjunto, acerca do aluno a quem o prémio deve ser atribuído e farão a respectiva comunicação à Direcção do Distrito Escolar do Porto até ao dia 15 de Outubro.

Art. 3.º A sua entrega será feita num dos primeiros quinze dias do mês de Novembro seguinte, pelo professor mais antigo das escolas da freguesia, de preferência em escola do sexo masculino e em presença das autoridades convidadas para o efeito.

Art. 4.º Deverá ser comunicado à Direcção do Distrito Escolar do Porto, com a necessária antecedência, o dia designado para a distribuição do prémio, para que se possibilite a presença ao acto do director do Distrito Escolar ou de um seu representante.

Direcção-Geral do Ensino Primário, 26 de Maio de 1964. - O Director-Geral, José Gomes Branco.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/274181.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda