A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 42974, de 12 de Maio

Partilhar:

Sumário

Aprova, para ratificação, o Acordo entre a República Portuguesa e a Confederação Suíça referente à liquidação da União Europeia de Pagamentos, assinado em Paris em 28 de Março de 1959.

Texto do documento

Decreto-Lei 42974

Usando da faculdade conferida pela 2.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único. É aprovado, para ratificação, o Acordo entre a República Portuguesa e a Confederação Suíça referente à liquidação da União Europeia de Pagamentos, assinada em Paris em 28 de Março de 1959, cujo texto em francês e sua tradução em português vão anexos a este decreto-lei.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 12 de Maio de 1960. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Pedro Theotónio Pereira - Júlio Carlos Alves Dias Botelho Moniz - Arnaldo Schulz - João de Matos Antunes Varela - António Manuel Pinto Barbosa - Afonso Magalhães de Almeida Fernandes - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Eduardo de Arantes e Oliveira - Vasco Lopes Alves - Francisco de Paula Leite Pinto - José do Nascimento Ferreira Dias Júnior - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - Henrique Veiga de Macedo.

(ver documento original)

Acordo entre a República Portuguesa e a Confederação Suíça

A República Portuguesa e a Confederação Suíça, de conformidade com as decisões do Conselho da Organização Europeia de Cooperação Económica, de 30 de Janeiro de 1959 [C (59) 16 (Final)], referentes à liquidação da União Europeia de Pagamentos, acordaram no que segue:

ARTIGO 1.º

A República Portuguesa, por efeito da liquidação da União Europeia de Pagamentos, é devedora, desde 15 de Janeiro de 1959, à Confederação Suíça, de 1992410 unidades de conta (u/c), representando, à cotação de 1 u/c = 4,37282 francos suíços, 8712450,30 francos suíços.

ARTIGO 2.º

A República Portuguesa pagará à Confederação Suíça a dívida de 8712450,30 francos suíços (oito milhões setecentos e doze mil quatrocentos e cinquenta francos suíços e trinta cêntimos) no prazo de três anos e em prestações trimestrais iguais, isto é, em 31 de Março, 30 de Junho, 30 de Setembro e 31 de Dezembro, devendo o pagamento da primeira prestação ser efectuado em 31 de Março de 1959. Por consequência, cada prestação será de (8712450,30 francos suíços/(3 x 4)) = 726037,50 francos suíços.

A última prestação será de 726037,80 francos suíços.

ARTIGO 3.º

A República Portuguesa pagará um juro anual de 2 3/4 por cento (dois e três quartos por cento) sobre o capital não reembolsado desde 16 de Janeiro de 1959. Os juros são pagáveis trimestralmente, a primeira vez em 31 de Março de 1959.

ARTIGO 4.º

Os pagamentos mencionados nos artigos 2.º e 3.º serão efectuados em francos suíços e fora do quadro de qualquer acordo de pagamentos. O Banco de Portugal e o Banco Nacional Suíço, na sua qualidade de agentes dos respectivos Governos, serão encarregados da execução do presente Acordo.

ARTIGO 5.º

A República Portuguesa terá o direito de proceder ao pagamento antecipado, total ou parcial, das importâncias a que se refere o artigo 2.º

ARTIGO 6.º

O presente Acordo entrará em vigor no dia da troca dos instrumentos de ratificação;

será, porém, e sob reserva de ratificação, provisòriamente aplicável desde o dia da sua assinatura.

Feito em dois exemplares, em Paris, em 28 de Março de 1959.

Pela República Portuguesa:

J. Calvet de Magalhães.

Pela Confederação Suíça:

Victor Umbricht.

Anexo: 1 plano de amortização.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/05/12/plain-271663.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/271663.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda