Dimensão: 175 mm x 95 mm.
Cores:
Na frente: verde, com fundo ondeado em tons verde-claros e lilás.No verso: verde, com fundo claro da mesma cor e cercadura de várias tonalidades.
Outras particularidades:
Frente:
A nota é constituída por um emoldurado limitado por um friso em guilhoché.No alto, com início no ângulo superior esquerdo, o título «Banco Nacional Ultramarino»,
em letras brancas, dentro de uma barra.
Por baixo, à esquerda, em letra preta de tipo pequeno, «Decretos-Leis n.os 39221 e44891».
Na parte central, assente sobre uma roseta simples de desenhos multicores e complicados, o emblema do Banco, inscrito num círculo de traço cheio, tendo por cima os dizeres «S. Tomé e Príncipe» e por baixo a importância por extenso, «Mil Escudos», emletras maiúsculas verdes.
Segue-se ainda a data, «Lisboa, 11 de Maio de 1964», em letra preta de tipo pequeno, sendo, porém, as da palavra «Lisboa» de tipo mais cheio.Seguidamente, no corpo central da nota, sobre a esquerda «O Governador» e sobre a direita «O Administrador», com as assinaturas em fac-símile.
No lado direito, abrangendo toda a parte lateral da nota, a efígie de João de Santarém, e no lado esquerdo a marca de água, com as armas de Portugal, em oval simples, vistas
simplesmente à transparência.
A numeração da nota é indicada superiormente, à direita, em algarismos pretos, e repetidainferiormente, à esquerda.
No canto superior direito, a importância em algarismos brancos, rodeada por umacercadura de feitio simétrico decagonal.
Nos cantos inferiores, a mesma importância, também em algarismos brancos. Vista ainda de frente, a nota tem sobre o lado direito, de alto a baixo, no sentido vertical, um fio azul de segurança, que singularmente a caracteriza.
Verso:
No alto, dentro de uma barra, em letras brancas, a legenda «Banco Nacional Ultramarino», a qual se inicia junto do ângulo superior esquerdo; em continuação, noutro tipo de letra, os dizeres «Pagável em S. Tomé e Príncipe», envolvidos numa cercadurairregularmente curvilínea.
À esquerda, uma alegoria, constando da figura, a meio corpo, de uma mulher, quase de costas e rosto de perfil, contemplando o mar, onde se destaca uma nau com a cruz de Cristo nas velas, uma caravela com pano aberto e mais perto uma galé.
Em segundo plano divisa-se um navio a vapor.
À direita, o verso da marca de água num círculo claro, contornado por um emoldurado, que tem simètricamente, em cima e em baixo, formando cantos, quatro desenhos, semelhantes a volutas buriladas, ligadas aos lados por ornatos semienrolados, rematandona base inferior por uma meia concha.
No canto inferior esquerdo, a importância em algarismos, e no direito, por extenso, «MilEscudos», envolvida numa cercadura.
Para ser publicado no «Boletim Oficial» de S. Tomé e Príncipe.Ministério do Ultramar, Direcção-Geral de Economia, 30 de Março de 1965. - O Director-Geral, António Amadeu Bandeira Guimarães.