A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 17957, de 23 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Aprovam as armas, o estandarte, a bandeira e o selo das Corporações da Lavoura, dos Transportes e Turismo, do Crédito e Seguros, da Pesca e Conservas, da Indústria, do Comércio e dos Espectáculos, respectivamente.

Texto do documento

Portaria 17957

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Corporações e Previdência Social, que sejam aprovados, ao abrigo do artigo 1.º do Decreto-Lei 42955, de 27 de Abril de 1960, as armas, o estandarte, a bandeira e o selo da Corporação dos Transportes e Turismo, que têm a seguinte descrição:

1) Armas. - De vermelho, um hélice de ouro acompanhado em chefe de dois perfis de carril de ouro, alinhados em faixa; chefe de prata, duas asas estendidas e ligadas de azul. Elmo de prata tauxiado de ouro e forrado de vermelho, colocado a três quartos.

Virol e paquifes de ouro vermelho. Timbre: a imagem de S. Cristóvão com o Menino Jesus às costas, sustendo o orbe na sua mão direita. Ambas as imagens estão iluminadas das suas cores naturais de carnação. O Santo, que se apoia num bordão, atravessa uma torrente de azul e prata e está aureolado de ouro e vermelho. O Menino Jesus, de túnica azul e orbe de ouro e azul, está resplandecente de ouro e vermelho.

Tudo disposto conforme à figura n.º 1 anexa a este diploma.

2) Estandarte. - Dentro de um quadrado de branco, as armas da Corporação nos seus esmaltes próprios; bordadura de vermelho ornamentada de ouro e prata. Cordões, borlas, franjas e passadeiras representados alternadamente segundo as regras da armaria. A haste, dourada, terá como remate o timbre das armas. Os acessórios da haste serão também dourados. Tudo conforme à figura n.º 2 anexa a este diploma.

3) Bandeira de hastear. - Na forma e proporções da figura n.º 3 anexa a este diploma, é do esmalte do campo do estandarte com as armas da Corporação na posição indicada na mesma figura. A bandeira é de filele com o número de panos proporcional à altura onde terá de ficar arvorada e à altura do mastro respectivo.

4) Selo. - Dentro de listel circular, as armas da Corporação sem indicação dos esmaltes e com o nome do organismo inscrito no lintel, tudo ordenado conforme à figura n.º 4 anexa a este diploma.

Ministério das Corporações e Previdência Social, 23 de Setembro de 1960. - O Ministro das Corporações e Previdência Social, Henrique Veiga de Macedo.

Da Figura n.º 1 à Figura n.º 4

(ver documento original) Ministério das Corporações e Previdência Social, 23 de Setembro de 1960. - O Ministro das Corporações e Previdência Social, Henrique Veiga de Macedo.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1960/09/23/plain-269157.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/269157.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1960-04-27 - Decreto-Lei 42955 - Ministério das Corporações e Previdência Social - Gabinete do Ministro

    Concede o direito a brasão de armas, estandarte, bandeira e selo às corporações e estabelece as regras que devem presidir ao estudo, ordenamento e aprovação do brasão de armas das corporações.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda