A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução da Assembleia da República 131/2016, de 18 de Julho

Partilhar:

Sumário

Recomenda ao Governo medidas de combate à Vespa velutina

Texto do documento

Resolução da Assembleia da República n.º 131/2016

Recomenda ao Governo medidas de combate à Vespa velutina

A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que:

1 - Promova, através dos meios de comunicação social e dos serviços públicos, uma campanha de informação sobre a Vespa velutina, os riscos associados e os comportamentos a adotar sempre que são detetados novos ninhos. 2 - Organize, em cooperação com as autarquias, as comunidades intermunicipais (CIM), os bombeiros, a proteção civil e as organizações de apicultores, e no respeito pela autonomia destas entidades, a formação para a destruição dos respetivos ninhos, difundindo as melhores práticas. 3 - Implante efetivamente em todo o país o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa velutina em Portugal, detetando e ultrapassando bloqueios.

4 - Supere lacunas na aplicação e no uso da plataforma informática “SOS Vespa”.

5 - Invista em mecanismos de deteção desta vespa e na monitorização de localização dos seus ninhos, numa lógica de proximidade e de participação das populações, assente na coordenação pelas comunidades intermunicipais e no trabalho das autarquias locais.

6 - Implemente, com urgência, o projeto GESVESPA (Estratégias de Gestão Sustentável da Vespa velutina), atribuindo prioridade à captura das fundadoras com armadilhas seletivas georreferenciadas.

7 - Crie zonas tampão que permitam detetar precocemente a expansão da Vespa velutina no território nacional, com a criação de “apiários sentinela” no perímetro exterior das zonas já atingidas.

8 - Apoie as associações de apicultores e as autarquias como parceiros essenciais nas operações de deteção e combate.

9 - Promova a troca de informação e a articulação de esforços com as autoridades espanholas na prevenção e combate a esta praga.

10 - Procure mobilizar recursos financeiros da União Europeia, também afetada pela Vespa velutina, para cofinanciar as operações de deteção, combate e investigação sobre esta praga, bem como para apoios diretos aos apicultores.

Aprovada em 20 de maio de 2016. O Presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2667637.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda