Louvo o Capitão-de-fragata de administração naval (NII 24388) António Rui Henriques dos Santos Esteves, pelo elevado grau das suas aptidões, qualidades pessoais e desempenho, evidenciadas no exercício das suas funções na Missão da Construção dos Submarinos (MCSUB), em Kiel, na Alemanha, no período de 16 de novembro de 2004 a 8 de julho de 2011.
O comandante Santos Esteves, durante seis anos e oito meses foi responsável pela área logística e pela coordenação financeira das verbas atribuídas ao projeto, em sede da Lei da Programação Militar (LPM), tendo demonstrado ser possuidor duma dinâmica invulgar, elevada determinação e uma excelente capacidade de adaptação. Estas qualidades, consubstanciadas na sua inteligência, bom senso e parecer ponderado e experiente, determinaram o sucesso dos projetos em que se envolveu, sendo considerado como uma referência para todos os que com ele privaram.
O desempenho deste oficial foi fundamental para garantir o imprescindível apoio logístico aos submarinos da classe Tridente, através de uma melhoria considerável do objeto de fornecimento previsto no contrato de aquisição dos submarinos, à qual não foi alheia uma exímia gestão das verbas inscritas na LPM. Das referidas melhorias, merecem destaque, a constituição de um lote de sobressalentes e ferramentas de terra a par de diversos equipamentos de teste e diagnóstico de estaleiro.
A sua contribuição para a definição do futuro apoio logístico aos novos submarinos foi decisiva, tendo sido o elemento coordenador das várias entidades na Marinha, na edificação dos modelos de manutenção e de aprovisionamento, os quais se encontram explanados no sistema de informação logístico (SLIS - Ship Logistic Information System), adquirido ao abrigo do contrato de aquisição. Neste âmbito deve ser referida, igualmente, a sua colaboração na definição do depósito de sobressalentes destes novos meios.
A sua capacidade de organização do trabalho e espírito de iniciativa permitiulhe assumir um incontornável papel de charneira, sendo chamado a colaborar nas tarefas transversais a todas as áreas técnicas da delegação da MCSUB em Kiel, com resultados positivos na prossecução das responsabilidades que a esta estão cometidas em sede do Contrato de Aquisição.
Pelo excelente desempenho e dedicação e pelas brilhantes qualidades profissionais, intelectuais, morais e de carácter evidenciadas ao longo de seis anos e oito meses, o comandante António Rui Henriques dos Santos Esteves é merecedor de ser destacado publicamente, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para a Missão da Construção dos Submarinos, para a Marinha e para o Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Capitão-de-fragata de administração naval António Rui Henriques dos Santos Esteves.
27 de junho de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
209718992