Louvo o Capitão-de-fragata engenheiro construtor naval (ECN) (NII 29684) José Manuel Mendes Henriques pelo elevado grau das suas aptidões, qualidades pessoais e desempenho evidenciadas no exercício das suas funções na Missão da Construção dos Submarinos, em Kiel, na Alemanha, no período de 16 de novembro de 2004 a 24 de março de 2012.
Durante o longo período em apreço, o engenheiro Mendes Henriques desempenhou as funções de responsável pela área de construção naval, tendo mostrado ser detentor de qualidades técnicoprofissionais insubs-tituíveis, grande determinação e invulgar capacidade de trabalho, a par de uma permanente disponibilidade para o serviço e elevado espírito de cooperação.
O desempenho deste oficial, consubstanciado no acompanhamento permanente da construção dos submarinos e alicerçado na elaboração de cálculos e simulações de elevada complexidade técnica, deu um contributo indelével na melhoria da perfórmance dos submarinos. De referir, de igual modo, a análise de milhares de desenhos e de documentação técnica variada, que muito contribuíram para o desiderato anteriormente referido.
A sua dedicação ao serviço, com reflexos no sacrifício da sua vida familiar, capacidade de adaptação e metodologia de abordagem aos problemas técnicos, permitiramlhe ultrapassar de forma notável a escas sez de recursos humanos, a dispersão geográfica da construção das diversas secções do submarino e a disparidade das matérias abordadas, das quais se realçam, pela sua elevada complexidade, a perfórmance do submarino, a antepara estanque, as acomodações e as escotilhas de salvamento.
É ainda de salientar a sua decisiva colaboração na definição de requisitos para as infraestruturas de apoio aos submarinos da classe Tridente, das quais se destacam o cais de atracação e os pontões de atracação, cujo projeto de construção foi elaborado integralmente por si.
Pelo caráter de excelência e desempenho exemplar evidenciados ao longo dos últimos seis anos e meio o engenheiro José Manuel Mendes Henriques é merecedor de ser destacado publicamente, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultou honra e lustre para a missão da construção dos submarinos, para a Marinha e para o Ministério da Defesa Nacional. Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Capitão-de-fragata ECN José Manuel Mendes Henriques.
27 de junho de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
209718927