Louvo o Capitãotenente engenheiro naval de armas e eletrónica (EN-AEL) (NII 20588) Rui Manuel Simões de Sousa pelo elevado grau das suas aptidões, qualidades pessoais e desempenho das suas funções na delegação da Missão de Construção dos Submarinos (MCSUB) em Kiel, na Alemanha, desde novembro de 2004 a fevereiro de 2012.
Durante sete anos e dois meses, o engenheiro Simões de Sousa desempenhou as funções de responsável pelas áreas dos sistemas eletrónicos e de armas, tendo patenteado um extraordinário sentido do dever, assinalável lealdade, elevado rigor e indispensável sentido da urgência, em paralelo com um grande dinamismo no desempenho das suas exigentes e complexas funções. Revelando uma capacidade de trabalho e espírito de sacrifício assinaláveis e correspondendo muito positivamente ao incremento substancial das suas áreas de responsabilidade durante a segunda parte do projeto, soube sempre potenciar os seus sólidos conhecimentos e larga experiência adquirida, apresentando eficientes e eficazes respostas aos constantes desafios que lhe foram sendo colocados.
O desempenho deste oficial, nas suas áreas de responsabilidade, contribuiu sobremaneira para a melhoria da especificação técnica contratual, com a consequente obtenção de um produto final que melhor salvaguarda os interesses do Estado português. A este facto não é alheia a sua capacidade de liderança, consubstanciada nos resultados obtidos pela sua equipa técnica. Destacam-se, entre outras, as melhorias introduzidas nos sistemas de combate, de navegação, de comunicações e no sistema de guerra eletrónica. Merece especial referência, o seu contributo para o futuro apoio logístico dos novos submarinos, através da obtenção de documentação técnica e de material não previsto contratualmente, designadamente nos sistemas de comunicações, de navegação, de guerra eletrónica e de combate. Neste âmbito, o seu conhecimento e rigor técnico foram decisivos na defesa dos interesses do Estado Português.
Considero igualmente meritória a sua capacidade intelectual e persistência na persecução de vias conducentes à implementação de soluções inovadoras, que respondessem aos requisitos entretanto definidos operacionalmente, os quais já não se coadunavam com uma especificação técnica definida em 2003. Destes projetos destacam-se, entre outros, o sistema de comunicações satélite (SHF SATCOM), o Warship Automatic Identification System (WAIS) e o inport communications.
Por conseguinte, atendendo a que é de inteira justiça dar público testemunho do apreço em que é tida a sua atuação, elevada competência, brio profissional, espírito de sacrifício e dedicação com que exerceu os cargos que lhe foram atribuídos na delegação da MCSUB na Alemanha, o Capitãotenente EN-AEL Rui Manuel Simões de Sousa é merecedor de ser destacado publicamente, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinários, relevante e distintos, dos quais resultou honra e lustre para a Missão de Construção dos Submarinos, para a Marinha e para o Ministério da Defesa Nacional.
Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 16.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau prata, ao Capitãotenente Rui Manuel Simões de Sousa.
25 de junho de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.
209718976