A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 209/2016, de 15 de Julho

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha Serviços Distintos, Grau Cobre, ao Primeiro-Sargento Carlos José Fernandes da Silva

Texto do documento

Portaria 209/2016

Louvo o primeirosargento MQ (NII 906089) Carlos José Fernandes da Silva pelo elevado grau das suas aptidões profissionais, qualidades pessoais e desempenho demonstrados no cumprimento das suas funções na delegação da Missão da Construção dos Submarinos (MCSUB) em Kiel, na Alemanha, no período de 29 junho de 2004 a 26 de julho de 2011. Durante este período, o sargento Fernandes da Silva desenvolveu um trabalho notável no desempenho das funções que lhe foram atribuídas. No âmbito das competências e responsabilidades da MCSUB, partilhou a sua ação como adjunto do responsável da construção e configuração da plataforma e, adjunto do responsável pelos sistemas de produção e distribuição de energia hidráulica, produção de distribuição de energia pneumática de alta pressão e sistemas mecânicos e mastros.

O sargento Fernandes Silva participou de forma muito ativa nas diversas fases de construção e testes, contribuindo para o rigoroso controlo de qualidade nas inspeções, na estrita observância dos exigentes procedimentos, normas e requisitos das especificações técnicas, garantindo assim o escrupuloso cumprimento do contrato de aquisição dos submarinos da classe Tridente.

O seu desempenho repartiu-se ainda pelo exercício do controlo de qualidade durante as provas de aceitação em fábrica nas instalações dos diversos fabricantes, dispersos geograficamente por toda a Alemanha e Europa; pela receção e garantia da observância dos requisitos dos sistemas de bordo dos submarinos nas fases de instalação, dos testes a cais e nas provas de mar dos sistemas, e pela validação de inúmeras instruções técnicas de manutenção dos sistemas da sua área de responsabilidade. Aliando à sua extensa experiência de submarinista, um apurado sentido de responsabilidades, enorme sentido do dever, lealdade, disciplina e rigor, conjugados com profundos conhecimentos técnicos e profissionalismo, conseguiu o sargento Fernandes Silva granjear o respeito técnico e mérito nos dois estaleiros onde os submarinos da classe Tridente foram construídos e equipados, prestigiando a Marinha e o País.

Saliente-se ainda a sua contribuição na melhoria do sistema de hidráulico, aproveitando as maisvalias de uma análise integrada de todos os subsistemas, especialmente os subsistemas mastros e blocos hidráulicos de comando e controlo. Para além das intervenções nas fases de inspeção e testes, foi assinalável a ação organizativa do sargento Fernandes Silva na manutenção do arquivo físico de desenhos, dos contributos que deu na análise da documentação técnica e da sua validação a bordo, na implementação das chapas identificadoras dos diversos sistemas de bordo e na melhoria das instruções de testes, detetando e eliminando omissões ou incorreções.

Consistiu também um facto assinalável a colaboração inestimável que o sargento Fernandes Silva proporcionou na integração das guarnições dos submarinos da classe Tridente durante a fase do final outfiting, facilitando o contacto entre os interlocutores técnicos das guarnições e os representes do estaleiro, ação esta que permitiu mitigar dificuldades sempre presentes quando uma guarnição toma posse de um navio acabado de construir.

Pelo conjunto de elevadas qualidades pessoais, militares e técnicas e pelo notável desempenho no exercício de funções na delegação da MCSUB na Alemanha, conquistando o respeito e a admiração dos camaradas e técnicos dos estaleiros alemães com quem privou, o Primeiro-sargento Carlos José Fernandes da Silva é merecedor de ser destacado publicamente, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinários e importantes, dos quais resultou honra e lustre para a missão de construção dos submarinos, para a Marinha e para o Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau cobre, ao Primeirosargento Carlos José Fernandes da Silva. 25 de junho de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.

209719031

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2666144.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda