Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 209/2016, de 15 de Julho

Partilhar:

Sumário

Concessão de Medalha Serviços Distintos, Grau Cobre, ao Primeiro-Sargento Carlos José Fernandes da Silva

Texto do documento

Portaria 209/2016

Louvo o primeirosargento MQ (NII 906089) Carlos José Fernandes da Silva pelo elevado grau das suas aptidões profissionais, qualidades pessoais e desempenho demonstrados no cumprimento das suas funções na delegação da Missão da Construção dos Submarinos (MCSUB) em Kiel, na Alemanha, no período de 29 junho de 2004 a 26 de julho de 2011. Durante este período, o sargento Fernandes da Silva desenvolveu um trabalho notável no desempenho das funções que lhe foram atribuídas. No âmbito das competências e responsabilidades da MCSUB, partilhou a sua ação como adjunto do responsável da construção e configuração da plataforma e, adjunto do responsável pelos sistemas de produção e distribuição de energia hidráulica, produção de distribuição de energia pneumática de alta pressão e sistemas mecânicos e mastros.

O sargento Fernandes Silva participou de forma muito ativa nas diversas fases de construção e testes, contribuindo para o rigoroso controlo de qualidade nas inspeções, na estrita observância dos exigentes procedimentos, normas e requisitos das especificações técnicas, garantindo assim o escrupuloso cumprimento do contrato de aquisição dos submarinos da classe Tridente.

O seu desempenho repartiu-se ainda pelo exercício do controlo de qualidade durante as provas de aceitação em fábrica nas instalações dos diversos fabricantes, dispersos geograficamente por toda a Alemanha e Europa; pela receção e garantia da observância dos requisitos dos sistemas de bordo dos submarinos nas fases de instalação, dos testes a cais e nas provas de mar dos sistemas, e pela validação de inúmeras instruções técnicas de manutenção dos sistemas da sua área de responsabilidade. Aliando à sua extensa experiência de submarinista, um apurado sentido de responsabilidades, enorme sentido do dever, lealdade, disciplina e rigor, conjugados com profundos conhecimentos técnicos e profissionalismo, conseguiu o sargento Fernandes Silva granjear o respeito técnico e mérito nos dois estaleiros onde os submarinos da classe Tridente foram construídos e equipados, prestigiando a Marinha e o País.

Saliente-se ainda a sua contribuição na melhoria do sistema de hidráulico, aproveitando as maisvalias de uma análise integrada de todos os subsistemas, especialmente os subsistemas mastros e blocos hidráulicos de comando e controlo. Para além das intervenções nas fases de inspeção e testes, foi assinalável a ação organizativa do sargento Fernandes Silva na manutenção do arquivo físico de desenhos, dos contributos que deu na análise da documentação técnica e da sua validação a bordo, na implementação das chapas identificadoras dos diversos sistemas de bordo e na melhoria das instruções de testes, detetando e eliminando omissões ou incorreções.

Consistiu também um facto assinalável a colaboração inestimável que o sargento Fernandes Silva proporcionou na integração das guarnições dos submarinos da classe Tridente durante a fase do final outfiting, facilitando o contacto entre os interlocutores técnicos das guarnições e os representes do estaleiro, ação esta que permitiu mitigar dificuldades sempre presentes quando uma guarnição toma posse de um navio acabado de construir.

Pelo conjunto de elevadas qualidades pessoais, militares e técnicas e pelo notável desempenho no exercício de funções na delegação da MCSUB na Alemanha, conquistando o respeito e a admiração dos camaradas e técnicos dos estaleiros alemães com quem privou, o Primeiro-sargento Carlos José Fernandes da Silva é merecedor de ser destacado publicamente, devendo os serviços por si prestados ser considerados extraordinários e importantes, dos quais resultou honra e lustre para a missão de construção dos submarinos, para a Marinha e para o Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º, atento o disposto nos artigos 13.º e na alínea a) do n.º 1 do artigo 17.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto Lei 316/2002, de 27 de dezembro, concedo a medalha de serviços distintos, grau cobre, ao Primeirosargento Carlos José Fernandes da Silva. 25 de junho de 2016. - O Ministro da Defesa Nacional, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.

209719031

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2666144.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda