Resolução da Assembleia da República n.º 77/2009
Recomenda ao Governo que proceda às alterações legislativas que se adeqúem
aos novos conhecimentos científicos e tecnológicos e que melhorem a segurança
dos brinquedos, antes e depois da sua entrada no mercado.
A Assembleia da República resolve, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que proceda às alterações legislativas que se adeqúem aos novos conhecimentos científicos e tecnológicos e que melhorem a segurança dos brinquedos, antes e depois da sua entrada no mercado, nos seguintes termos:
1 - Garantindo com rigor os requisitos de segurança dos brinquedos, proibindo a utilização de substâncias químicas classificadas como cancerígenas, mutagénicas ou tóxicas para a reprodução e de substâncias e metais alergénicos.
2 - Reduzindo os limites legais de todas as substâncias, cujo nível de segurança não possa ser garantido, considerando o estádio de evolução do conhecimento científico.
3 - Obrigando à informação rigorosa das propriedades físicas e mecânicas dos
brinquedos.
4 - Reforçando a eficácia e a eficiência da actividade fiscalizadora com consequênciasefectivas, proporcionadas e dissuasivas.
5 - Incentivando a utilização de substâncias ou tecnologias não perigosas sempre que existam alternativas adequadas e tecnicamente viáveis.6 - Obrigando à emissão de certificação de segurança de todos os brinquedos colocados
no mercado.
Aprovada em 23 de Julho de 2009.
O Presidente da Assembleia da República, Jaime Gama.