A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 46488, de 14 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Define a delimitação entre as freguesias de Cornes e Candemil, do concelho de Vila Nova de Cerveira.

Texto do documento

Decreto 46488

Tendo surgido dúvidas acerca da linha divisória entre as freguesias de Cornes e Candemil, do concelho de Vila Nova de Cerveira, distrito de Viana do Castelo, procedeu o Instituto Geográfico e Cadastral ao estudo necessário para lhes pôr termo.

Considerando as conclusões do aludido estudo, com as quais concordaram as juntas das mencionadas freguesias, bem como a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira;

Ouvidos o governador civil e a Junta Distrital do distrito de Viana do Castelo:

Tendo em vista o disposto no n.º 8.º do artigo 12.º do Código Administrativo;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º A delimitação entre as freguesias de Cornes e Candemil, do concelho de Vila Nova de Cerveira, é definida por uma linha que, iniciando-se na região de Vale do Inferno (ou Fusos), tem o seu ponto de partida na Fonte da Trancada (ou Fonte da Atrancada), sítio onde convergem os limites das freguesias de Sapardos, Cornes e Candemil, e se dirige pela encosta para o Alto dos Poços Novos, a 250 m do curso do ribeiro do Peso; daqui prossegue para determinado local da encosta dos Fusos, situado a 350 m a sudoeste do curso do ribeiro do Peso e próximo de um caminho que ali passa; continua a seguir pela mesma encosta até ao local, próximo da azenha de herdeiros de José António de Castro, onde termina o caminho que vai dar ao ribeiro de Silva Rosa, afluente do ribeiro do Peso; segue depois o curso do ribeiro de Silva Rosa até ao caminho do lugar de Cabral e prossegue por este caminho em direcção à azenha de herdeiros de Abílio Ribeiro; continua através da mata de Joaquim Rodrigues, de Cornes, até ao Alto da Chã das Eiras, descendo daqui pela encosta do baldio em direcção ao ribeiro de Cento Ramos e passando, seguidamente, a estremar, do lado da freguesia de Cornes, com matas de José Daniel de Barros, Augusto César Fernandes e José António Bouçós e, do lado da freguesia de Candemil, com matas de António Pereira, Joaquim José Pereira e José Joaquim de Barros; prossegue pela região do baldio da Vertilha, desde o local da Baixa do Badão (ou Laguinhos do Badão), acompanhando o caminho de Vertilha e passando próximo das presas de Vertilha; continuando a acompanhar o mesmo caminho, segue até ao local em que ele se cruza com o caminho do lugar do Outeiro, freguesia de Nogueira, no ponto onde convergem as linhas limites das freguesias de Cornes, Candemil e Nogueira e onde termina o limite.

Art. 2.º A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira procederá, no prazo de 90 dias, à colocação de marcos onde se tornem necessários, de modo que fiquem bem patentes os limites fixados no artigo 1.º deste diploma.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 14 de Agosto de 1965. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1965/08/14/plain-256745.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/256745.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda