A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 22214, de 15 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Fixa para os motociclos simples e automóveis ligeiros sem reboque, fora das localidades e em todas as estradas do continente, com excepção das auto-estradas, desde as 12 horas do dia 24 até às 24 horas do dia 25 do corrente mês e desde as 12 horas do dia 29 também do corrente até às 12 horas do dia 6 de Outubro próximo, a velocidade máxima instantânea de 90 km/h.

Texto do documento

Portaria 22214

Permite a lei - n.º 6 do artigo 7.º do Código da Estrada - que o Ministro das Comunicações fixe limites máximos de velocidade para os veículos automóveis nos períodos em que a intensidade e características do trânsito imponham essa medida de segurança.

Julga-se que o período que se aproxima, exactamente a decorrer entre 29 do corrente mês e 6 de Outubro seguinte, aconselha, pela coincidência de alguns factos que desde já se têm como devendo implicar durante ele grandes volumes e especiais condições de trânsito rodoviário, o uso da referida faculdade e limitação ocasional de velocidade.

Abrangerá tal período, com efeito, não só um fim de semana, mas também o próprio fim de mês, em que costumadamente se mostra volumoso o número de pessoas que regressam de férias.

Também é de admitir, com grande probabilidade de acerto, vir tal momento do calendário a ser por muita gente aproveitado na ligação, para muitos viável, do referido fim de semana com o feriado nacional de 5 de Outubro.

Pode e deve prever-se, pelo que resumidamente acaba de se invocar, uma anormal intensidade de trânsito no citado período.

Por isso, e quanto a ele, se determina a limitação de velocidade máxima para certos veículos.

Semelhante limitação se estabelece para o período que decorrerá entre 24 e 25 do corrente, mas essa destina-se primacialmente a adaptar o espírito dos condutores de automóveis ao cumprimento das medidas, verdadeiramente inovadoras, que se contêm nas disposições que recentemente alteraram o Código da Estrada.

Nestes termos:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Ministro das Comunicações, ao abrigo do disposto no n.º 6 do artigo 7.º do Código da Estrada, que desde as 12 horas do dia 24 até às 24 horas do dia 25 do corrente mês e desde as 12 horas do dia 29 também de Setembro até às 12 horas do dia 6 de Outubro próximo seja fixada para os motociclos simples e automóveis ligeiros sem reboque, fora das localidades e em todas as estradas do continente, com excepção das auto-estradas, a velocidade máxima instantânea de 90 km/h.

Este limite é estabelecido sem prejuízo de outros que lhe sejam inferiores, devidamente sinalizados ou genèricamente impostos pelo Código da Estrada.

Ministério das Comunicações, 15 de Setembro de 1966. - O Ministro das Comunicações, Carlos Gomes da Silva Ribeiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1966/09/15/plain-254354.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/254354.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda