A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 47385, de 15 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Dá nova redacção, de aplicação retroactiva, ao artigo 21.º do Decreto-Lei n.º 40674, de 21 de Julho de 1956, que regula a actividade da Caixa de Previdência do Ministério da Educação Nacional, no que se refere à aplicação dos seus capitais na resolução do problema da habitação dos associados.

Texto do documento

Decreto-Lei 47385

O Decreto-Lei 40674, de 6 de Julho de 1956, regula a aquisição de casas, em regime de propriedade resolúvel, por sócios da Caixa de Previdência do Ministério da Educação Nacional (artigo 6.º).

Mas não regula expressamente o contrato-promessa de compra e venda, que, no entanto, é admitido na lei geral e com frequência se celebra entre os sócios da Caixa e esta, por conveniências de ordem vária.

Sucede que o artigo 21.º do citado decreto-lei declara transmissíveis aos herdeiros os direitos e obrigações resultantes do contrato. Dada a referida circunstância de o diploma se ocupar da aquisição da propriedade resolúvel, mas não da promessa de compra e venda, suscitou-se a dúvida de saber se também seriam transmissíveis por morte os direitos e obrigações resultantes deste outro contrato.

A dúvida não tem razão de ser, visto que esta transmissibilidade decorre da lei geral.

Todavia, a fim de evitar a subsistência da dúvida levantada, entende-se de vantagem fixar legislativamente a doutrina exposta.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo único. O artigo 21.º do Decreto-Lei 40674, de 21 de Julho de 1956, passa a ter a seguinte redacção, que reveste carácter interpretativo e é, portanto, de aplicação retroactiva:

Art. 21.º São transmissíveis por morte os direitos e obrigações resultantes dos contratos celebrados nos termos do artigo 6.º, assim como os decorrentes de contratos-promessa de compra e venda celebrados entre a Caixa e os seus sócios.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.

Paços do Governo da República, 15 de Dezembro de 1966. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ - António de Oliveira Salazar - António Jorge Martins da Mota Veiga - Manuel Gomes de Araújo - Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior - João de Matos Antunes Varela - Ulisses Cruz de Aguiar Cortês - Joaquim da Luz Cunha - Fernando Quintanilha Mendonça Dias - Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira - Eduardo de Arantes e Oliveira - Joaquim Moreira da Silva Cunha - Inocêncio Galvão Teles - José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira - Carlos Gomes da Silva Ribeiro - José João Gonçalves de Proença - Francisco Pereira Neto de Carvalho.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1966/12/15/plain-253060.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/253060.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1956-07-06 - Decreto-Lei 40674 - Ministério da Educação Nacional - Secretaria-Geral

    Regula a actividade da Caixa de Previdência do Ministério da Educação Nacional no que se refere à aplicação dos seus capitais na resolução do problema da habitação dos seus associados.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda