A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD4382, de 18 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido aprovada a emissão de notas de novo modelo, do valor de 100 patacas, a lançar em circulação na província ultramarina de Macau.

Texto do documento

Aviso

Faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª o Ministro do Ultramar de 20 de Outubro de 1962 e nos termos da cláusula 32.ª do contrato celebrado em 16 de Junho de 1953 com o Banco Nacional Ultramarino, foi aprovada a emissão de notas do novo modelo, do valor de 100 patacas, a lançar em circulação na província de Macau, com as características seguintes:

Dimensões: 170 mm x 80 mm.

Frente:

Emoldurado castanho de forma rectangular, limitado por um friso guiloché.

No alto, o título «Banco Nacional Ultramarino», tendo por baixo o mesmo título em caracteres chineses.

Do lado esquerdo, superiormente, em tipo de letra muito pequeno, os dizeres «Decreto 17154».

Ao centro, sobre uma roseta dúplex, de desenhos complicados e de cor rosa e verde, a importância, por extenso, em letra grande, «Cem patacas», tendo por baixo o mesmo valor em caracteres chineses e, ainda por baixo, a data «Lisboa, 1 de Agosto de 1966».

Em seguida, na parte inferior, à direita, o título «O Governador» e, à esquerda, o título «O Administrador», com as respectivas assinaturas em fac-símile.

A fechar a parte inferior e a meio do emoldurado, a palavra «Macau», em letras brancas, tendo de um e outro lado a mesma palavra em chinês.

Do lado esquerdo consta, em marca de água, as armas da província de Macau, limitada por uma cercadura curvilínea em tom castanho.

Do lado direito figura a efígie de Miguel de Arriaga Brum da Silveira, em medalhão redondo, com fundo e cercadura em tons castanhos.

Por cima da efígie é indicado o número da nota, que é repetido à esquerda, por baixo da marca de água. Nos ângulos do emoldurado superior direito e inferior esquerdo consta o valor da nota em algarismos e, nos ângulos superior esquerdo e inferior direito, o mesmo valor em caracteres chineses.

A cor do fundo, na parte central, é rosada e, nos lados, verde-clara.

Verso:

Emoldurado castanho, limitado por um friso guiloché.

No alto, dentro do próprio emoldurado, lê-se «Pagável na Província de Macau», em letras brancas de tipo pequeno, e o título «Banco Nacional Ultramarino», em letras maiores e também brancas.

Ao centro, a gravura da Porta do Cerco, da cidade de Macau.

À esquerda figura o escudo nacional, com palmas, tendo inferiormente o valor da nota em algarismos, em tipo grande, e seguido, por baixo, da palavra «Patacas».

Do lado direito, em círculo, nota-se o verso da marca de água.

No ângulo inferior direito do emoldurado consta o valor da nota em algarismos e, a branco e nos dois ângulos superiores, o mesmo valor em caracteres chineses.

A cor do fundo consta de um irisado, ao centro rosa-esfumado e dos lados verde muito claro.

Comum às duas faces da nota:

Um traço vertical, que especialmente a caracteriza, visível à transparência de um e de outro lado da nota.

Para ser publicado no «Boletim Oficial» de Macau.

Direcção-Geral de Economia, 4 de Dezembro de 1967. - O Director-Geral, Rui Araújo Ribeiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1967/12/18/plain-251130.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/251130.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda