A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 9465-A/2009, de 3 de Abril

Partilhar:

Sumário

Determina que todos os edifícios sob gestão da Autoridade Florestal Nacional (AFN) e que estejam a servir de alojamento, de forma permanente ou esporádica, de funcionários ou colaboradores, bem como os que se encontram entregues a outras entidades sem que exista documento protocolar de cedência ou transferência de gestão, devem ser desactivados, cessando essa mesma ocupação ou actividade.

Texto do documento

Despacho 9465-A/2009

A administração florestal foi dispondo, ao longo dos anos, por razões várias, de edifícios e unidades de alojamento que colocou à disposição de colaboradores.

Essa realidade, fruto das profundas transformações que se verificaram no País em termos de distância, de disponibilidade de alojamento e de exigências no âmbito dos diferentes tipos de licenciamento, exige uma mudança de actuação e obriga a um outro procedimento por parte da entidade a quem compete a gestão desse património - a Autoridade Florestal Nacional.

O despacho 2437/2009, de 19 de Janeiro, pretendeu dar orientações no sentido de melhorar a eficiência na gestão desse património. Tratando-se, no entanto, de um despacho de orientação, importa agora a materialização do seu teor pelo que se entende adequada a publicação de um novo despacho de concretização nos termos legais.

Tendo em conta o que se referiu e no uso das competências que me foram delegadas pelo despacho 5348/2008, do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, publicado no Diário da República, 2.ª série, de 3 de Março, determino:

1 - Todos os edifícios sob gestão da Autoridade Florestal Nacional (AFN) e que estejam a servir de alojamento, de forma permanente ou esporádica, de funcionários ou colaboradores, bem como os que se encontram entregues a outras entidades sem que exista documento protocolar de cedência ou transferência de gestão, devem ser desactivados, cessando essa mesma ocupação ou actividade.

2 - Excluem-se do universo acima referido os alojamentos adstritos à rede florestal no centro da Lousã (antigo COTF) e que só devem servir para as actividades de formação de forma não permanente.

3 - A AFN deve iniciar um processo de legalização dos alojamentos referidos no n.º 2, processo que deverá ser concluído até ao dia 31 de Dezembro de 2009.

1 - A AFN deve proceder ou iniciar os procedimentos conducentes às notificações relativas à desocupação dos restantes edifícios até ao dia 30 de Abril de 2009, nos termos da legislação aplicável.

2 - Os imóveis devem ser desocupados no prazo de 90 dias a contar das notificações referidas no número anterior.

3 - Excluem-se do universo referido nos números anteriores os edifícios sujeitos ao regime de casa de função e de arrendamento, cujas rendas devem ser actualizadas nos termos da lei em vigor.

4 - A AFN deverá publicar no seu site, até ao dia 30 de Abril de 2009, a lista dos imóveis a seu cargo que estejam insertos em áreas de regime florestal total, em áreas de direito privado do Estado e em áreas de baldio e ainda a lista dos imóveis sujeitos ao regime de casa de função e de arrendamento, bem como os valores das rendas.

5 - No cumprimento do presente despacho deve ser observado o preceituado no artigo 234.º do Código Penal.

6 - É revogado o despacho 2437/2009, de 19 de Janeiro.

31 de Março de 2009. - O Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e das Florestas, Ascenso Luís Seixas Simões.

201640203

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/2009/04/03/plain-249383.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/249383.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda