Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 19/2016, de 2 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concede a Medalha Vasco da Gama ao Almirante Nuno Vieira Matias

Texto do documento

Portaria 19/2016

O Almirante Nuno Vieira Matias deixa hoje o cargo de Presidente da Academia de Marinha que exerceu, desde 2009, com inegável brilhantismo e humildade.

Ao longo deste período, desenvolveu, o Almirante Vieira Matias, um notável e diversificado trabalho, do qual destaco, sem particular ordem de importância, os Simpósios bienais de história marítima, as exposições bienais de arte, o impulsionar dos trabalhos de investigação histórica e cientifica em anos alternados, a criação do portal da Academia na página da Marinha na Internet, a publicação de testemunhos da história recente da Marinha nos conflitos em África, Índia e Timor, na procura de parcerias externas que levem à bem encaminhada publicação dispendiosa da Ars Náutica do Padre Fernando de Oliveira e na publicação de um significativo número de documentos. Refiro ainda, de forma especial, o empenho na ideia do Cluster do conhecimento do mar para o qual a academia terá uma vocação implícita; este propósito permite uma abordagem sistemática versus a habitual aproximação fragmentada do saber sobre o mar e áreas afins, no materializar de uma identidade e vocação da Academia para o Mar.

O Almirante Vieira Matias tem sido desde há muito um arauto na defesa do Mar como espaço de importância vital para o desenvolvimento económico e afirmação de Portugal como nação ribeirinha. Nesse seu empenho desinteressado mas persistente tem, de forma paciente e habilidosa, agregado seguidores e interesses que, outrora desligados, se têm conjugado gerando sinergias conducentes ao consolidar da vocação marítima de Portugal, que o Almirante Vieira Matias, estou certo, continuará incansavelmente a proclamar.

Com toda a certeza, do seu entusiasmo, dinamismo e inteligência muito poderá ainda esperar-se, porém, o inestimável serviço que prestou, como presidente da Academia de Marinha merece ser, nesta ocasião, devidamente contemplado.

Assim, é de toda a justiça dar público testemunho da excelência e relevância do trabalho produzido pelo Almirante Vieira Matias na superior condução das iniciativas da Academia de Marinha, considerando que da sua ação resultou valioso contributo para a promoção da cultura naval bem como num contributo de excelência para a divulgação e prestígio da Marinha.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Almirante Nuno Vieira Matias.

8-01-2016. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, Almirante.

209287172

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2488651.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda