A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 18/2016, de 2 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concede a Medalha Vasco da Gama ao Capitão-de-mar-e-guerra José Manuel Malhão Pereira

Texto do documento

Portaria 18/2016

O Capitão-de-mar-e-guerra, na situação de reforma, José Manuel Malhão Pereira desempenha as funções de Secretário da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha, desde 2001, para as quais tem sido sucessivamente eleito pela Assembleia dos Académicos.

No exercício voluntário dessas funções, o Capitão-de-mar-e-guerra Malhão Pereira tem, em coerência com a sua longa carreira naval, demonstrado elevada dedicação, grande competência e, sobretudo, um invulgar acervo de conhecimentos sobre a história das ciências náuticas que, sucessivamente, acrescenta com um constante esforço de investigação, pautado pelo rigor e apoiado pela invulgar experiência prática de que é detentor.

Na verdade, é um perito de renome internacional sobre a evolução histórica da arte e da ciência da navegação à vela, incluindo nela um enorme elenco de matérias só especificável pela consulta longa e detalhada da sua vasta obra publicada.

A Academia de Marinha tem usufruído desse saber e da capacidade para o divulgar, quer através dos livros em que tem participado, quer das muitas conferências que apresentou. Apenas na Academia fez um elevado número de intervenções como o demonstra os 32 trabalhos já publicados, mas também tem sido muito vasto esse tipo de atividade noutros fora no País e no estrangeiro. Neste caso, são já cerca de três dezenas as apresentações dos seus trabalhos que levou a efeito em muitos países, alguns tão distantes como a Índia, a Rússia ou a China.

Tem sido particularmente notável a sua participação na elaboração da obra da História da Marinha. Para ela, escreveu parte do volume correspondente à Viagem de Vasco da Gama à Índia (1147-1499) e também participou na elaboração dos três volumes Navios, Marinheiros e Arte de Navegar referentes às épocas 1139-1499, 1500-1668 e 1669-1823, tendo sido coordenador deste último. Os temas tratados referem-se especialmente à Arte de Navegar e aos Métodos e Instrumentos de Navegação e Roteirística.

É, assim, imperativo louvar o Capitão-de-mar-e-guerra José Manuel Malhão Pereira pelo mérito do empenho que tem demonstrado no estudo aprofundado do saber sobre as nossas navegações históricas, tirando partido do seu enorme conhecimento técnico e científico e colocando-o à disposição da comunidade académica, e também pelos outros valiosos e diversificados aspetos da sua atividade como Secretário da Classe de Artes Letras e Ciências, muito contribuindo, assim, para o prestigiante desempenho da missão da Academia de Marinha e, consequentemente, da própria Marinha, é com muita satisfação que, lhe concedo a Medalha Naval de Vasco da Gama.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:

Artigo único

É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Capitão-de-mar-e-guerra José Manuel Malhão Pereira.

6-01-2016. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, Almirante.

209287131

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2488650.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda