O Capitão-de-mar-e-guerra, na situação de reforma, José Manuel Malhão Pereira desempenha as funções de Secretário da Classe de Artes, Letras e Ciências da Academia de Marinha, desde 2001, para as quais tem sido sucessivamente eleito pela Assembleia dos Académicos.
No exercício voluntário dessas funções, o Capitão-de-mar-e-guerra Malhão Pereira tem, em coerência com a sua longa carreira naval, demonstrado elevada dedicação, grande competência e, sobretudo, um invulgar acervo de conhecimentos sobre a história das ciências náuticas que, sucessivamente, acrescenta com um constante esforço de investigação, pautado pelo rigor e apoiado pela invulgar experiência prática de que é detentor.
Na verdade, é um perito de renome internacional sobre a evolução histórica da arte e da ciência da navegação à vela, incluindo nela um enorme elenco de matérias só especificável pela consulta longa e detalhada da sua vasta obra publicada.
A Academia de Marinha tem usufruído desse saber e da capacidade para o divulgar, quer através dos livros em que tem participado, quer das muitas conferências que apresentou. Apenas na Academia fez um elevado número de intervenções como o demonstra os 32 trabalhos já publicados, mas também tem sido muito vasto esse tipo de atividade noutros fora no País e no estrangeiro. Neste caso, são já cerca de três dezenas as apresentações dos seus trabalhos que levou a efeito em muitos países, alguns tão distantes como a Índia, a Rússia ou a China.
Tem sido particularmente notável a sua participação na elaboração da obra da História da Marinha. Para ela, escreveu parte do volume correspondente à Viagem de Vasco da Gama à Índia (1147-1499) e também participou na elaboração dos três volumes Navios, Marinheiros e Arte de Navegar referentes às épocas 1139-1499, 1500-1668 e 1669-1823, tendo sido coordenador deste último. Os temas tratados referem-se especialmente à Arte de Navegar e aos Métodos e Instrumentos de Navegação e Roteirística.
É, assim, imperativo louvar o Capitão-de-mar-e-guerra José Manuel Malhão Pereira pelo mérito do empenho que tem demonstrado no estudo aprofundado do saber sobre as nossas navegações históricas, tirando partido do seu enorme conhecimento técnico e científico e colocando-o à disposição da comunidade académica, e também pelos outros valiosos e diversificados aspetos da sua atividade como Secretário da Classe de Artes Letras e Ciências, muito contribuindo, assim, para o prestigiante desempenho da missão da Academia de Marinha e, consequentemente, da própria Marinha, é com muita satisfação que, lhe concedo a Medalha Naval de Vasco da Gama.
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 3.º do Decreto-Lei 49052 de 11 de junho de 1969, o Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada determina o seguinte:
Artigo único
É concedida a Medalha Naval de "Vasco da Gama" ao Capitão-de-mar-e-guerra José Manuel Malhão Pereira.
6-01-2016. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Luís Manuel Fourneaux Macieira Fragoso, Almirante.
209287131