A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 48735, de 5 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Cria no Ministério da Justiça, na directa dependência do Ministro, um Gabinete de Organização e Métodos, e define a suas atribuições.

Texto do documento

Decreto-Lei 48735

O presente decreto-lei cria no Ministério da Justiça um Gabinete de Organização de Métodos. Competir-lhe-á estudar e promover a aplicação dos modernos princípios e técnicas da organização do trabalho administrativo, em ordem a conseguir-se a desejável eficiência dos serviços. Também se consagra o princípio de que passam a ser reguladas por simples despacho ministerial as formalidades burocráticas do Ministério. Trata-se de uma medida de inegável alcance prático, muito embora não respeite pròpriamente à estrutura ou funcionamento do Gabinete de Organização de Métodos.

Na verdade, considera-se preferível que a vida interna dos serviços deixe de se pautar por disposições legais rígidas. As formalidades burocráticas devem ser fàcilmente modificáveis, a fim de que a máquina administrativa possa acompanhar as exigências de cada momento.

Não deve deixar de salientar-se o esforço que o Secretariado da Reforma Administrativa vem desenvolvendo na formação de uma mentalidade nova do funcionalismo dos quadros directivos e técnicos.

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º É criado no Ministério da Justiça, na directa dependência do Ministro, um Gabinete de Organização de Métodos.

Art. 2.º Incumbe especialmente ao Gabinete:

a) Promover o estudo e divulgação dos princípios e técnicas de organização e métodos de trabalho, e bem assim a formação e aperfeiçoamento dos funcionários do Ministério nessas matérias;

b) Analisar o funcionamento dos serviços, em colaboração com os núcleos de organização e métodos das direcções-gerais, e propor as medidas tendentes à racionalização, simplificação e uniformização do trabalho;

c) Colaborar na preparação dos projectos de diplomas sobre a organização e o funcionamento dos serviços do Ministério;

d) Manter estreita ligação com o Secretariado da Reforma Administrativa e remeter-lhe os estudos que possam interessar a outros Ministérios;

e) Suscitar e acolher as sugestões dos funcionários, dos órgãos de informação e do público sobre assuntos de interesse para o Ministério.

Art. 3.º Com vista ao desempenho das suas atribuições, o Gabinete poderá:

a) Solicitar de quaisquer organismos do Ministério da Justiça os elementos e informações de que careça;

b) Fomentar a criação de núcleos de organização e métodos junto das direcções-gerais.

Art. 4.º As disposições necessárias à execução deste diploma, incluindo as relativas à designação do pessoal técnico e auxiliar do Gabinete, sem encargo para o Orçamento Geral do Estado, serão estabelecidas em portaria do Ministro da Justiça.

Art. 5.º Passam a ser reguladas por despacho do Ministro da Justiça todas as formalidades burocráticas dos serviços do Ministério.

Visto e aprovado pelo Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Mário Júlio Brito de Almeida Costa.

Promulgado em 25 de Novembro de 1968.

Publique-se.

Presidência da República, 5 de Dezembro de 1968. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1968/12/05/plain-248809.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/248809.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1968-12-07 - DECLARAÇÃO DD10473 - PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

    Declara ter sido rectificado o Decreto-Lei n.º 48735, de 5 de Dezembro de 1968, que criou no Ministério da Justiça um Gabinete de Organização e Métodos.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda