A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho Ministerial , de 11 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Autoriza o IRA a aceitar letras respeitantes às operações de crédito efectuadas, ou a efectuar, pelas unidades colectivas de produção, cooperativas de comercialização ou de transformação, entidades colectivas e entidades individuais, até ao montante de 390592 contos

Texto do documento

Despacho ministerial

Por despacho conjunto dos Secretários de Estado do Orçamento e Planeamento e do Tesouro de 4 de Junho de 1976, determinou-se que o sistema bancário, mediante a coordenação do Banco de Portugal, proceda, até ao montante de 390592 contos, ao desconto de letras a cento e vinte dias de prazo, saques dos fornecedores e aceites do Instituto de Reorganização Agrária, títulos esses que representarão as dívidas assumidas por unidades colectivas de produção, cooperativas de comercialização ou de transformação, entidades colectivas e entidades individuais, em consequência da aquisição de equipamentos, de construção de instalações, de aquisição de efectivos pecuários e da realização de melhoramentos fundiários. Importa fixar a seguinte orientação interpretativa desse despacho:

1.º As operações contempladas são só aquelas que se apresentaram ou venham a apresentar como pedidos de crédito dirigidos ao IRA.

2.º Tanto as operações já aprovadas como as que estejam em vias de o ser podem, se necessário, ser contempladas pelo esquema do despacho, ficando assente que aquelas que presentemente estão em curso e que estão tituladas por letras descontadas na banca, saques dos fornecedores e aceites da entidade compradora do equipamento, desde que preencham os restantes requisitos destas novas operações, poderão, a pedido dos interessados, ser transformadas de acordo com este novo esquema.

Neste sentido se determina que:

a) O IRA fica autorizado a aceitar letras respeitantes às operações caracterizadas no referido despacho conjunto e, portanto, só até ao montante de 390592 contos;

b) Esse aceite do IRA só pode ser aposto em títulos em que figure já o aceite da entidade compradora do equipamento;

c) O IRA, antes de aceitar as letras, deverá ter aberto processo da operação de mútuo solicitada, de onde conste já:

Parecer prévio, sumário, sobre a viabilidade de autorização;

Nota sobre o montante das responsabilidades a este título assumidas no conjunto global das operações anteriores;

Termo de responsabilidade passado pela entidade compradora em que esta se comprometa, em prazo adequado, a firmar o contrato de empréstimo, a reconhecer os direitos de regresso que o IRA eventualmente adquira e a dar e constituir as garantias reais que forem exigidas.

Ministério da Agricultura e Pescas, 24 de Julho de 1976. - O Ministro da Agricultura e Pescas, António Poppe Lopes Cardoso.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2481848.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda