A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 2 de Julho

Partilhar:

Sumário

Cria um Gabinete para Estudos da Política Automóvel, que funcionará no âmbito do Ministério para o Planeamento e Coordenação Económica

Texto do documento

Despacho

1 - Considerando que se torna indispensável ao Governo dispor de um órgão especificamente destinado a propor objectivos fundamentados para uma política relativa ao sector automóvel e, simultaneamente, a centralizar e coordenar informações, estudos e decisões que lhe digam respeito, é criado um Gabinete para Estudo da Política Automóvel, que funcionará no âmbito do Ministério para o Planeamento e Coordenação Económica.

2 - O Gabinete será constituído por representantes dos Ministérios para o Planeamento e Coordenação Económica, das Finanças, da Indústria e Tecnologia e dos Transportes e Comunicações e ainda por dois representantes dos trabalhadores do sector.

3 - Os elementos designados para o Gabinete exercerão as suas funções a tempo inteiro.

4 - O Gabinete poderá recorrer a fontes externas de informação e consulta, agregando temporariamente outros elementos ou solicitando a outras entidades trabalhos específicos, nomeadamente às comissões representativas de trabalhadores, cuja colaboração deverá vir a constituir experiência modelar e indispensável.

5 - Ao Gabinete competirá, em última análise, preparar, partindo da situação concreta actual em que se encontra o problema, elementos fundamentados que facultem ao Governo a possibilidade de definição de objectivos a prazo. Esta definição de objectivos implica em si mesma o estudo dos seguintes temas concretos e inter-relacionados:

a) Situação actual;

b) Inserção do automóvel, como meio de transporte com características próprias, no modelo de sociedade a construir;

c) Tipos de automóvel que têm cabimento nessa sociedade;

d) Quantificação do problema, não de uma forma abstracta, mas relacionando-o com a realidade portuguesa em evolução;

e) Possibilidades e alternativas para a fabricação nacional do automóvel;

f) Proposta de medidas sucessivas, coerentes com os objectivos a atingir;

g) Prazos e etapas a vencer, tendo presente a articulação da reconversão do sector com o esquema-horizonte proposto.

6 - Competirá ainda ao Gabinete propor soluções de resposta a problemas que existam ou venham a surgir neste domínio, de modo que as decisões parcelares sobre problemas concretos não hipotequem os objectivos finais que se venham a fixar.

7 - Para efeitos do disposto no número anterior deverá o Gabinete:

a) Ser previamente consultado sempre que venha a ser tomada qualquer decisão que afecte claramente o sector;

b) Propor medidas de resposta a problemas que surjam relativos ao automóvel, de modo a possibilitar, em tempo oportuno, o alívio de tensões de uma forma coerente com os objectivos fixados.

8 - O Gabinete apresentará um relatório contendo propostas concretas de política para o sector automóvel no prazo de cinco meses.

Ministérios para o Planeamento e Coordenação Económica, das Finanças, da Indústria e Tecnologia e dos Transportes e Comunicações, 4 de Junho de 1975. - O Ministro para o Planeamento e Coordenação Económica, Mário Luís da Silva Murteira. - O Ministro das Finanças, José Joaquim Fragoso. - O Ministro da Indústria e Tecnologia, João Cardona Gomes Cravinho. - O Ministro dos Transportes e Comunicações, Álvaro Augusto Veiga de Oliveira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2475770.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda