A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho , de 12 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Fixa os preços mínimos para tomate destinado ao fabrico de concentrado e «pelado» que vigorarão na campanha de 1974

Texto do documento

Despacho

Representa a indústria portuguesa do concentrado de tomate importância relevante no conjunto das indústrias transformadoras de produtos agrícolas e, simultaneamente, atinge significativa projecção no comércio externo, visto destinar-se ao estrangeiro a quase totalidade da produção.

A obtenção da matéria-prima efectua-se, no geral, mediante contrato de produção celebrado entre os produtores agrícolas e os fabricantes.

Em face dos reajustamentos de salários verificados recentemente, pretenderam os produtores agrícolas ver elevados os preços dos contratos já celebrados para a presente campanha. Não tendo sido possível chegar a um entendimento com os industriais acerca dos preços a receber pela matéria-prima, entende o Governo dever fixar os preços mínimos de compra do tomate pela indústria, tendo por objectivos atender aos agravamentos do custo de produção e conseguir uma mais justa repartição dos lucros originados no sector, mas tendo em conta as possibilidades do escoamento e do preço no mercado internacional.

Considera-se, aliás, que este problema deverá proximamente ser resolvido em profundidade, porquanto a estrutura da produção agrícola enferma de reconhecidas deficiências originadas na imperfeição das estruturas agrárias.

Nestas condições, determina-se o seguinte:

1.º Na campanha agrícola de 1974 vigorarão os seguintes preços mínimos para tomate destinado ao fabrico de concentrado:

... Por quilograma

1.ª qualidade ... 1$30

2.ª qualidade ... 1$10

2.º Na mesma campanha vigorará para o tomate destinado ao fabrico de «pelado» o preço mínimo de 1$50/kg.

3.º Os preços acima indicados referem-se a tomate sobre camião na plantação; os preços a pagar pelo tomate posto na fábrica serão aqueles acrescidos do respectivo valor do transporte.

4.º A classificação do tomate deverá ser feita de acordo com as normas em vigor emanadas da Junta Nacional das Frutas e deverá referir-se ao momento da chegada do produto à fábrica.

5.º Mantêm-se válidas todas as restantes cláusulas dos contratos de produção firmados entre os produtores agrícolas e fabricantes.

Este despacho entra imediatamente em vigor.

Ministério da Economia, 2 de Agosto de 1974. - O Ministro da Economia, Emílio Rui da Veiga Peixoto Vilar.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2474730.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda