Aviso
Faz-se público que, nos termos do § 2.º da cláusula 32.ª do contrato celebrado em 16 de Junho de 1953 com o Banco Nacional Ultramarino, foram aprovadas, por despacho de S. Ex.ª o Ministro do Ultramar de 8 de Março de 1972, as características das notas de 500$00 a lançar em circulação na província da Guiné, cuja descrição é a seguinte:
Dimensões: 170 mm x 90 mm.
Cor: malva-carregada, com fundo rosado, esverdeado e tonalidade laranja.
Frente:
1 - Compõe-se de um emoldurado rectangular limitado por um friso guilhoché.
2 - Na parte superior o título «Banco Nacional Ultramarino» em letras quase brancas, limitado por uma barra que o envolve.
3 - Por baixo, à esquerda, em letra preta de tipo pequeno: «Decretos-Leis 39221 e 44891».
4 - Na parte central assente num emoldurado branco rodeado por uma roseta dúplex de desenhos multicores e complicados, o Escudo Nacional com palmas e laço, tendo por cima a palavra «Guiné» e por baixo a importância por extenso: «Quinhentos escudos», em letras maiúsculas da mesma cor malva-carregada.
5 - Imediatamente abaixo, mas ainda na região central e adentro da mesma roseta dúplex, a data: «Lisboa, 27 de Julho de 1971», em caracteres da mesma cor tipo pequeno, mas com a palavra «LISBOA» em tipo mais cheio.
6 - Ainda por baixo, pronunciado para a esquerda, a legenda «O Governador» e um pouco abaixo, no sentido da direita, a legenda «O Administrador», ambas encimadas por fac-símiles das assinaturas.
7 - Em destaque, no lado direito, efígie de Honório Barreto, e simètricamente a marca de água apresentando a mesma efígie, ambas colocadas no centro de molduras iguais, distribuídas em evidência nos lados.
8 - A numeração é indicada à direita acima do emoldurado da efígie e à esquerda dentro da parte inferior do emoldurado da marca de água.
9 - Nos quatro cantos a importância em algarismos quase brancos, estando os da parte superior envolvidos por uma cercadura irregular de forma alongada e os da parte inferior, que são de tipo mais pequeno, encimados por floreado regular que faz parte da moldura total da nota.
Verso:
1 - É composto por um emoldurado regular, no qual se insere superiormente uma barca com o título «Banco Nacional Ultramarino», em letras brancas com disfarce.
2 - Imediatamente por baixo, na parte superior central, os dizeres «Pagável na Guiné».
3 - À esquerda, uma alegoria constando da figura, a meio corpo, de uma mulher, quase de costas e rosto de perfil, contemplando o mar, onde se destaca uma caravela com pano aberto, uma nau com a cruz de Cristo nas velas e perto uma galé.
Em segundo plano divisa-se um navio a vapor com três chaminés, deitando fumo pela do meio.
4 - Por baixo da alegoria, mas sobre a orla inferior do emoldurado, o valor da nota por extenso em caracteres tipo cheio: «Quinhentos escudos».
5 - A importância, em algarismos quase brancos tipo cheio, apresenta-se nos cantos superiores envolvida por uma cercadura curvilínea e no canto inferior direito sobre um ângulo do emoldurado, também em algarismos tipo cheio, mas corpo maior.
6 - O canto inferior esquerdo comporta o emblema do Banco.
Finalmente, a nota contém um traço vertical visível de ambos os lados. Este traço de protecção, observado de frente aparece desviado para o lado direito do Escudo Nacional.
Direcção-Geral de Economia, 20 de Março de 1972. - Pelo Director-Geral, Adriano Borges Rebelo Pires.