Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso , de 8 de Março

Partilhar:

Sumário

Torna público ter sido aprovada a emissão de uma chapa de notas de 100$00 (chapa 6A, efígie Pedro Nunes)

Texto do documento

Aviso

Para os fins do disposto no § 3.º do artigo 17.º dos Estatutos do Banco de Portugal, aprovados pelo Decreto-Lei 19962, de 29 de Junho de 1931, faz-se público que, por despacho de S. Ex.ª o Ministro das Finanças de 15 do corrente, foi aprovada a emissão de uma nova chapa de notas de 100$00 (chapa 6 A, efígie Pedro Nunes), a pôr em circulação pelo referido Banco, com as seguintes características:

1) Frente da nota

a) Impressão calcográfica (talha doce).

Impressa a roxo-escuro uma moldura rectangular, com grande relevo de tinta, contendo o letreiro «Banco de Portugal» no canto superior esquerdo; três letreiros «100» nos restantes três cantos; o escudo nacional e os letreiros «Ch. 6A», «Cem escudos» e «Ouro», na parte central da nota; finíssimos traços, uns verticais outros oblíquos, protegendo a zona do retrato de Pedro Nunes.

Impresso em cinzento-escuro o retrato de Pedro Nunes no lado direito da frente da nota e finos arabescos junto do lado direito e do canto inferior direito da moldura impressa a roxo-escuro.

Impresso a sépia-esverdeado finos arabescos junto do lado esquerdo e do canto inferior esquerdo da moldura impressa a roxo-escuro.

b) Impressão de fundos:

Os fundos da frente da nota são impressos em offset, sendo as cores distribuídas pelo sistema Íris em quatro faixas paralelas ao lado menor da nota, que se distinguem perfeitamente nas margens superior e inferior. As duas faixas extremas têm o aspecto visual da cor roxa e as duas faixas intermédias uma apresenta a cor alaranjada e outra a cor verde. O exame à lupa dos desenhos das margens mostra que estes aspectos de cor das faixas são obtidos com a impressão de linhas finas de duas cores diferentes.

Na zona central da nota os desenhos dos fundos são constituídos por ornatos de traço grosso, por duplex com linha branca e por arabescos policrómicos.

c) Chancelas e numerações:

Na parte central da frente da nota estão impressas, a preto, as chancelas do Governo e administração do Banco e a data.

Nos cantos superior direito e inferior esquerdo, também a preto, é impressa a série e o número da nota.

2) Verso da nota

a) Impressão calcográfica (talha doce).

Impressa a roxo-escuro uma moldura rectangular, em guilloché, contendo no lado superior o letreiro «Banco de Portugal» e nos quatro cantos os letreiros «100»; na parte central superior o selo do Banco, circundado por uma pequena moldura oval em guilloché; na parte central inferior o letreiro « Cem escudos»; na parte esquerda da nota uma vinheta representando um aspecto parcial do claustro do Mosteiro da Batalha.

b) Impressão de fundos:

Os fundos do verso são iguais aos da frente da nota.

3) Papel e marca de água

O papel contém, incorporado na pasta, um filete de matéria plástica, em traço interrompido, disposto paralelamente ao lado menor da nota.

A marca de água representa o retrato de Pedro Nunes, igual ao retrato impresso na frente da nota, mas ligeiramente ampliado.

Direcção-Geral da Fazenda Pública, 21 de Fevereiro de 1962. - Pelo Director-Geral, Aurélio Serra Ferreira.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2468067.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda