A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 49475, de 29 de Dezembro

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário do Governo n.º 302/1969, Série I de 1969-12-29.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Cria na Universidade Técnica de Lisboa o curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas, publicando em anexo o respectivo plano de estudos.

Texto do documento

Decreto-Lei 49475

Não está ainda organizado, nas Universidades portuguesas, nenhum curso que fundamentalmente se destine ao ensino e à investigação no domínio das ciências antropológicas e etnológicas.

A existência de realidades culturais diferenciadas, excepcionalmente abundantes, dada a própria composição geográfica do território nacional, e que no seu conjunto constituem base preciosa para a investigação científica em tais domínios do saber, e, por outro lado, a necessidade de formação de pessoal altamente especializado, destinado às funções específicas da aculturação e da investigação relacionada com a nossa acção civilizadora, aconselham que desde já se dê aos estudos de tal natureza a ampla representação a que têm direito no plano universitário.

É esse o objectivo que se procura atingir com o presente diploma, pelo qual se institui a licenciatura em Ciências Antropológicas e Etnológicas, que será professada no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina, por ser este, de entre os nossos estabelecimentos universitários, o que pela sua estrutura e finalidade melhor se adequa a tal função.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º - 1. É criado na Universidade Técnica de Lisboa o curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas.

2. O curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas será professado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina.

Art. 2.º - 1. As disciplinas do curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas serão distribuídas por dois anos, conforme consta do quadro I anexo ao presente diploma.

2. O director do curso será o professor catedrático mais antigo do 3.º grupo do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina.

3. O conselho escolar escolherá de entre as cadeiras constantes do quadro III anexo ao presente diploma as que em cada ano lectivo serão professadas. No ano lectivo de 1969-1970 as cadeiras variáveis serão as seguintes:

2. Evolução das Técnicas;

3. Demografia e Teoria Demográfica;

4. Problemas de Etnologia Económica;

8. Etnologia e Aculturação Jurídicas.

4. O quadro I será revisto de três em três anos, mediante proposta do conselho escolar.

Art. 3.º - 1. O curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas será dividido em semestres.

2. O primeiro semestre escolar abrangerá os meses de Outubro a Fevereiro, e o segundo, os meses de Março a Junho.

3. O ensino será ministrado em aulas teóricas e práticas e completado por seminários, conferências, grupos de trabalho, trabalhos de campo e visitas de estudo.

Art. 4.º No curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas poderão matricular-se os diplomados com o curso de Administração Ultramarina e os licenciados por qualquer Universidade portuguesa, ou equiparados:

Art. 5.º - 1. Para efeito de matrícula e realização de exames finais, serão observadas as precedências estabelecidas no quadro II anexo a este diploma.

2. O quadro III será revisto, sendo necessário, sempre que nos termos do n.º 4 do artigo 2.º o for o quadro I.

Art. 6.º Os alunos que obtiverem aprovação em todas as disciplinas apresentar-se-ão a exame de licenciatura, que obedecerá a regulamentação a elaborar pela Direcção-Geral do Ensino Superior e das Belas-Artes.

Artigo 7.º Os alunos que à data do presente diploma se encontram matriculados no curso complementar de Ciências Antropológicas, que funcionou no Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina no ano lectivo de 1968-1969, transitarão para o 2.º ano do curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas, constante do quadro I anexo ao presente diploma.

Art. 8.º - 1. Em tudo o mais, o curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas reger-se-á, na parte aplicável, pelo Regulamento do Instituto Superior de Ciências Sociais e Política Ultramarina e demais legislação universitária em vigor.

2. Os casos omissos serão regulados por despacho conjunto dos Ministros do Ultramar e da Educação Nacional.

Art. 9.º (transitório). Os candidatos à primeira matrícula do curso de Ciências Antropológicas e Etnológicas no ano lectivo de 1969-1970 poderão realizá-las até quinze dias depois da entrada em vigor do presente diploma.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - João Augusto Dias Rosas - Joaquim Moreira da Silva Cunha - José Hermano Saraiva.

Promulgado em 17 de Dezembro de 1969.

Publique-se.

Presidência da República, 29 de Dezembro de 1969. - AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser presente à Assembleia Nacional.

QUADRO I

(ver documento original)

QUADRO II

Tabela de precedências

(ver documento original)

QUADRO III

Cadeiras variáveis

1 - Estabilidade e Mudança Social.

2 - Evolução das Técnicas.

3 - Demografia e Teoria Demográfica.

4 - Problemas de Etnologia Económica.

5 - Língua e Cultura.

6 - Evolução da Cultura.

7 - História do Pensamento Etnológico.

8 - Etnologia e Aculturação Jurídicas.

9 - Ritual e Crenças.

10 - Linguística Geral.

11 - Museologia.

Ministérios do Ultramar e da Educação Nacional, 17 de Novembro de 1969. - O Ministro do Ultramar, Joaquim Moreira da Silva Cunha. - O Ministro da Educação Nacional, José Hermano Saraiva.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1969/12/29/plain-246613.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/246613.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda