A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 504/70, de 9 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Considera rescindido, por acordo entre as partes contratantes, a partir de 1 de Outubro de 1970, o contrato de concessão de 17 de Setembro de 1954, celebrado entre o Governo Português e a Italcable Servizi Cablografici, Radiotelegrafici e Radioelecttrici, relativo à exploração dos cabos telegráficos submarinos que ligam Santo Amaro de Oeiras a La Panne, Santo Amaro de Oeiras a Málaga e Horta a Málaga.

Texto do documento

Portaria 504/70
de 9 de Outubro
O contrato de concessão de 17 de Setembro de 1954, celebrado entre o Governo Português e a Italcable Servizi Cablografici, Radiotelegrafici e Radioelettrici, com sede em Roma, relativo à exploração dos cabos telegráficos submarinos que ligam Santo Amaro de Oeiras a La Panne, Santo Amaro de Oeiras a Málaga e Horta a Málaga, estabelece no artigo 7.º, n.º 3.º, que a companhia se obriga a não suspender a actividade das suas instalações, no todo ou em parte, tanto no que respeita ao serviço terminal como ao de trânsito, salvo caso de força maior, devidamente comprovado e aceite pelo Governo.

A citada companhia, com o fundamento de que o Governo Argentino determinou o encerramento das diversas concessionárias de telecomunicações existentes em seu território, entre as quais a citada Italcable, e que esta medida ocasiona a completa ausência de tráfego nos cabos da mesma Italcable que amarram em território metropolitano, solicitou a rescisão do seu contrato de concessão, com efeito a partir de 30 de Setembro do corrente ano.

Verificado que circunstâncias excepcionais determinam a impossibilidade de a citada companhia prosseguir a exploração da concessão para além de 30 de Setembro de 1970, nada há a opor a este pedido de rescisão.

Nestes termos:
Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado das Comunicações e Transportes, o seguinte:

1.º Considera-se rescindido, por acordo entre as partes contratantes, a partir de 1 de Outubro de 1970, o contrato de concessão de 17 de Setembro de 1954, celebrado entre o Governo Português, por um lado, e a Italcable Servizi Cablografici, Radiotelegrafici e Radioelettrici, por outro lado, relativo à exploração dos cabos telegráficos submarinos que ligam Santo Amaro de Oeiras a La Panne, Santo Amaro de Oeiras a Málaga e Horta a Málaga.

2.º Como consequência desta rescisão, deverá a citada companhia deixar de exercer a sua actividade em território português e encerrar as suas estações no dia 30 de Setembro de 1970, devendo ainda desmontar todas as suas instalações e liquidar os respectivos serviços dentro do prazo de um ano, a partir desta última data, sob pena de tais instalações reverterem, no fim deste prazo, para os CTT.

O Secretário de Estada das Comunicações e Transportes, João Maria Leitão de Oliveira Martins.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/244153.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda