A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD3929, de 28 de Março

Partilhar:

Sumário

Torna público terem sido aprovadas as características das notas de 50$00 a lançar em circulação na província de Moçambique.

Texto do documento

Aviso

Faz-se público que, nos termos do § 2.º da cláusula 32.ª do contrato celebrado em 16 de Junho de 1953 com o Banco Nacional Ultramarino, foram aprovadas, por despacho de S. Ex.ª o Ministro do Ultramar de 1 de Março de 1972, a características das notas de 50$00 a lançar em circulação na província de Moçambique, cuja descrição é a seguinte:

Dimensões: 160 mm x 80 mm.

Cor: na frente, preto com fundo irisado, ressaltando um misto de lilás-amarelo e rosa-azul; no verso, verde-azeitona com tonalidades de amarelo e rosa.

Frente:

A frente da nota é constituída por um friso superior, no qual se lê «Banco Nacional Ultramarino - Moçambique» em letras pretas. Por baixo, ligeiramente desviado para o lado direito, o escudo nacional com palmas e laço; mais para a direita, a indicação dos Decretos-Leis n.os 39221 e 44891 em letra de forma tipo miúdo.

Centrado neste mesmo lado, no sentido longitudinal, em letras do tipo graúdo, bem legível «Cinquenta Escudos» e imediatamente abaixo a data «Lisboa, 27 de Outubro de 1970».

Desviando-se ligeiramente para a esquerda, quase a toda a altura da nota, a efígie de João de Azevedo Coutinho, tendo o nome impresso acima do ombro esquerdo.

No lado esquerdo situa-se a marca de água, constituída pelas armas da província de Moçambique, ladeada por emoldurado em arabesco que em parte a circunda.

O quarto inferior direito mostra-nos as designações «O Governador», em plano superior à de «O Administrador», sucedidas dos respectivos fac-símiles das assinaturas.

Nos dois cantos interiores e no superior direito está indicado o seu valor (50) em algarismos, cujos tipos e tamanhos divergem entre si.

A numeração em algarismos vermelhos está bem distribuída no lado direito acima do valor por extenso e no lado esquerdo na parte inferior da marca de água.

Verso:

A parte superior consta de uma faixa rendilhada, à qual se sobrepõe uma fita ondulada com os dizeres «Banco Nacional Ultramarino».

Por baixo, pronunciadamente ocupando o lado esquerdo, surge o emblema do Banco, emoldurado.

Com a correspondente simetria em relação àquele emblema figura a marca de água, também emoldurada.

Ao centro da faixa rendilhada inferior vem a inscrição «Pagável em Moçambique» em letra de forma tamanho reduzido e o extenso do seu valor «Cinquenta Escudos» imediatamente abaixo em letras maiúsculas corpo cheio com sombreado, que um fundo branco realça.

Finalmente, o respectivo valor em algarismos (50) está distribuído assim: centro (em impressão de suave contraste), lado esquerdo do conjunto emoldurado do emblema, nos cantos inferiores e superior direito, divergindo também todos entre si quanto às dimensões dos caracteres numéricos usados.

Direcção-Geral de Economia, 20 de Março de 1972. - Pelo Director-Geral, Adriano Borges Rebelo Pires.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/03/28/plain-241389.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/241389.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda