Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD3929, de 28 de Março

Partilhar:

Sumário

Torna público terem sido aprovadas as características das notas de 50$00 a lançar em circulação na província de Moçambique.

Texto do documento

Aviso

Faz-se público que, nos termos do § 2.º da cláusula 32.ª do contrato celebrado em 16 de Junho de 1953 com o Banco Nacional Ultramarino, foram aprovadas, por despacho de S. Ex.ª o Ministro do Ultramar de 1 de Março de 1972, a características das notas de 50$00 a lançar em circulação na província de Moçambique, cuja descrição é a seguinte:

Dimensões: 160 mm x 80 mm.

Cor: na frente, preto com fundo irisado, ressaltando um misto de lilás-amarelo e rosa-azul; no verso, verde-azeitona com tonalidades de amarelo e rosa.

Frente:

A frente da nota é constituída por um friso superior, no qual se lê «Banco Nacional Ultramarino - Moçambique» em letras pretas. Por baixo, ligeiramente desviado para o lado direito, o escudo nacional com palmas e laço; mais para a direita, a indicação dos Decretos-Leis n.os 39221 e 44891 em letra de forma tipo miúdo.

Centrado neste mesmo lado, no sentido longitudinal, em letras do tipo graúdo, bem legível «Cinquenta Escudos» e imediatamente abaixo a data «Lisboa, 27 de Outubro de 1970».

Desviando-se ligeiramente para a esquerda, quase a toda a altura da nota, a efígie de João de Azevedo Coutinho, tendo o nome impresso acima do ombro esquerdo.

No lado esquerdo situa-se a marca de água, constituída pelas armas da província de Moçambique, ladeada por emoldurado em arabesco que em parte a circunda.

O quarto inferior direito mostra-nos as designações «O Governador», em plano superior à de «O Administrador», sucedidas dos respectivos fac-símiles das assinaturas.

Nos dois cantos interiores e no superior direito está indicado o seu valor (50) em algarismos, cujos tipos e tamanhos divergem entre si.

A numeração em algarismos vermelhos está bem distribuída no lado direito acima do valor por extenso e no lado esquerdo na parte inferior da marca de água.

Verso:

A parte superior consta de uma faixa rendilhada, à qual se sobrepõe uma fita ondulada com os dizeres «Banco Nacional Ultramarino».

Por baixo, pronunciadamente ocupando o lado esquerdo, surge o emblema do Banco, emoldurado.

Com a correspondente simetria em relação àquele emblema figura a marca de água, também emoldurada.

Ao centro da faixa rendilhada inferior vem a inscrição «Pagável em Moçambique» em letra de forma tamanho reduzido e o extenso do seu valor «Cinquenta Escudos» imediatamente abaixo em letras maiúsculas corpo cheio com sombreado, que um fundo branco realça.

Finalmente, o respectivo valor em algarismos (50) está distribuído assim: centro (em impressão de suave contraste), lado esquerdo do conjunto emoldurado do emblema, nos cantos inferiores e superior direito, divergindo também todos entre si quanto às dimensões dos caracteres numéricos usados.

Direcção-Geral de Economia, 20 de Março de 1972. - Pelo Director-Geral, Adriano Borges Rebelo Pires.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/03/28/plain-241389.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/241389.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda