A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 387/71, de 18 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Eleva e calendariza o encargo previsto para o triénio de 1971-1973 para trabalhos de electrificação rural. Abre um crédito no Ministério das Finanças, a favor do Ministério da Economia, destinado ao mesmo fim.

Texto do documento

Decreto-Lei 387/71

de 18 de Setembro

Nos domínios da acção prosseguida pelo Estado no que respeita aos melhoramentos rurais, tendo em vista as condições de vida das populações e do nível da economia rural, tem estado sempre presente nas preocupações do Governo incrementar os trabalhos para electrificação dos respectivos aglomerados, com o objectivo de se atingir, com brevidade, a total cobertura, nesse aspecto, de todas as unidades territoriais do País, mesmo as mais modestas.

Por isso se eleva, pelo presente diploma, para 345000 contos o encargo previsto para o ano em curso e os dois seguintes, com os quais termina o actual Plano de Fomento.

Define-se no presente diploma o escalonamento anual das comparticipações a conceder em cada um daqueles três anos, mas deverá ficar garantida também a possibilidade de ser utilizado no ano ou anos seguintes o que não for aplicado em ano anterior. Por outro lado, será através da Direcção-Geral dos Serviços Eléctricos que se concederá aquele montante, embora o encargo vá ser suportado pelas receitas do Tesouro e pelas quantias que ao mesmo serão entregues, para esse efeito, pelo Fundo de Desemprego.

Com esta garantia pretende-se obviar ao inconveniente de as obras contempladas com as comparticipações que se concederem não poderem estar prontas, integralmente, dentro da vigência do actual Plano de Fomento.

Nestes termos:

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º No triénio de 1971-1973 será destinada às comparticipações para a electrificação rural, a conceder através da Direcção-Geral dos Serviços Eléctricos ao abrigo da legislação vigente aplicável e de conta de dotações a inscrever no orçamento do Ministério da Economia (III Plano de Fomento), a importância de 345000 contos, a suportar pelas receitas gerais do Estado e pelas quantias a entregar nos cofres do Tesouro, para esse efeito, pelo Fundo de Desemprego, com o escalonamento seguinte:

(ver documento original) Art. 2.º - 1. Os dispêndios a efectuar anualmente não excederão o escalonamento previsto no artigo precedente, acrescidos dos saldos porventura não aplicados no ano anterior.

2. O saldo eventualmente apurado em relação a 1973 poderá também ser utilizado no ano seguinte.

3. Na utilização dos saldos ter-se-á em conta a participação das entidades financiadoras.

Art. 3.º - 1. De conformidade com a primeira parte do n.º 1 do artigo anterior, é aberto no Ministério das Finanças, a favor do Ministério da Economia, um crédito especial de 40000 contos, devendo a mesma importância ser adicionada à dotação inscrita no capítulo 26.º «III Plano de Fomento» sob o artigo 381.º «Electrificação rural», do vigente orçamento do segundo dos mencionados Ministérios.

2. Para compensação do crédito previsto no número anterior é aumentada de igual importância a previsão, no orçamento das receitas do Estado em vigor, da rubrica descrita sob o capítulo 9.º, artigo 287.º «Produto da venda de títulos ou de empréstimos».

Art. 4.º O presente diploma entra imediatamente em vigor.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - João Augusto Dias Rosas - Rui Alves da Silva Sanches.

Promulgado em 13 de Setembro de 1971.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1971/09/18/plain-241293.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/241293.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda