A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 372/71, de 2 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Determina que seja adiada a realização das eleições dos vogais dos conselhos legislativos, conselhos económicos e sociais e de governo das províncias ultramarinas, e prorrogado o mandato dos actuais vogais eleitos até à publicação de novos preceitos sobre a composição dos referidos conselhos.

Texto do documento

Decreto-Lei 372/71

de 2 de Setembro

Para execução da lei de revisão constitucional recentemente aprovada pela Assembleia Nacional, haverá que modificar a Lei Orgânica do Ultramar e os estatutos político-administrativos de cada uma das províncias.

Não se considerando oportuno substituir a constituição dos conselhos legislativos, económicos e sociais e de governo, antes de publicadas as alterações consequentes daquela revisão;

Havendo que providenciar quanto à validade do mandato dos actuais vogais eleitos até à realização de eleições conforme o que vier a ser preceituado;

Por motivo de urgência e nos termos do § 1.º do artigo 150.º da Constituição;

Usando da faculdade conferida pelo n.º 3.º do artigo 150.º da Constituição, o Ministro do Ultramar decreta e eu promulgo o seguinte:

Artigo 1.º É adiada a realização das eleições dos vogais dos conselhos legislativos, conselhos económicos e sociais e de governo das províncias ultramarinas, e prorrogado o mandato dos actuais vogais eleitos até à publicação de novos preceitos sobre a composição dos referidos conselhos.

Art. 2.º Sem prejuízo do disposto no artigo anterior, os governadores-gerais poderão promover a substituição dos vogais dos conselhos económicos e sociais por si designados ou nomeados logo que findo o mandato destes, de harmonia com os respectivos estatutos político-administrativos.

Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Promulgado em 19 de Agosto de 1971.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado nos Boletins Oficiais de todas as províncias ultramarinas. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1971/09/02/plain-241047.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/241047.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda