Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 392/73, de 5 de Junho

Partilhar:

Sumário

Define as condições especiais de promoção ao posto de sargento-ajudante.

Texto do documento

Portaria 392/73

de 5 de Junho

Convindo uniformizar as disposições em vigor relativas a condições especiais de promoção ao posto de sargento-ajudante;

Sendo necessário estabelecer normas de nomeação para a frequência do curso de promoção àquele posto:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado da Aeronáutica, que se observe o seguinte:

1.º - 1. As condições especiais de promoção ao posto de sargento-ajudante dos quadros de enfermeiros e do serviço geral passam a ser as fixadas na Portaria 14662, de 17 de Dezembro de 1953, para os quadros de sargentos especialistas.

2. O curso de promoção a sargento-ajudante enfermeiro e do serviço geral designa-se igualmente por curso de chefia e destina-se a ministrar os conhecimentos técnicos e de carácter geral necessários ao desempenho das funções inerentes àquele grau hierárquico.

2.º A nomeação de primeiros-sargentos para a frequência do curso de chefia é feita por ordem decrescente de antiguidade dentro de cada quadro.

3.º O chefe do Estado-Maior da Força Aérea pode autorizar o adiamento da frequência do curso de chefia, por uma só vez, aos primeiros-sargentos que o requeiram, sujeitando-se a preterição se entretanto lhes competir a promoção.

4.º - 1. Os primeiros-sargentos que não tenham aproveitamento no curso de chefia repeti-lo-ão, por uma só vez, por nomeação para o curso imediato.

2. A limitação de 4.º, 1, não se aplica quando a falta de aproveitamento tiver sido motivada por doença ou acidente em serviço.

5.º - 1. O Secretário de Estado da Aeronáutica pode autorizar a promoção ao posto de sargento-ajudante dos primeiros-sargentos que dela estejam inibidos exclusivamente por falta do curso de chefia e esta tenha resultado:

a) Da designação desses primeiros-sargentos para a frequência do curso de formação de oficiais;

b) De outras razões imperiosas de serviço que plenamente justifiquem tal procedimento.

2. Quando forem considerados para promoção primeiros-sargentos nas condições de 5.º, 1, atribuir-se-á ao elemento da alínea d) do artigo 45.º da Portaria 14662 que lhes respeita valor igual à média das classificações obtidas pelos restantes apreciados.

6.º - 1. Os primeiros-sargentos habilitados com o curso de formação de oficiais podem ser promovidos ao posto de sargento-ajudante, com dispensa do curso de chefia, se a promoção lhes competir antes do ingresso no oficialato.

2. Aos primeiros-sargentos referidos no número anterior aplica-se o disposto em 5.º, 2.

Secretaria de Estado da Aeronáutica, 15 de Maio de 1973. - O Secretário de Estado da Aeronáutica, José Pereira do Nascimento.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/06/05/plain-239639.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/239639.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda