A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso DD3751, de 14 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Torna pública a aprovação das características das notas de 1000$00 a lançar em circulação na província de Moçambique.

Texto do documento

Aviso

Faz-se público que, nos termos do § 2.º da cláusula 32.ª do contrato celebrado em 16 de Junho de 1953 com o Banco Nacional Ultramarino, foram aprovadas, por despacho de S. Ex.ª o Ministro do Ultramar de 10 de Agosto de 1972, as características das notas de 1000$00 a lançar em circulação na província de Moçambique, cuja descrição é a seguinte:

Dimensões: 175 mm x 95 mm.

Cores: preto sobre azul-ultramarino, prevalecendo no meio a tonalidade rosa-desmaiada.

Frente da nota:

Compõe-se de um emoldurado rectangular, que internamente se resolve em formato quase oval, preenchido por friso guilhoché.

Na parte superior, uma tabuleta preta sobrepondo-se ao emoldurado e contendo o título «Banco Nacional Ultramarino» em letras maiúsculas, cuja cor se harmoniza com as tonalidades do papel.

Por baixo, à esquerda, em caracteres pretos de tipo pequeno, «Decretos-Leis 39221 a 44891».

Na parte central, uma roseta dúplex de arabescos regularmente riscados, tendo por cima a palavra «Moçambique» em letras preenchidas com tracejado preto, que permite vislumbrar-se a cor de fundo a contendo muito bem equilibrado na sua parte superior o Escudo Nacional com palmas e laço. Igualmente bem distribuída na parte inferior a importância por extenso, «Mil Escudos», em letras maiúsculas uniformes, tipo graúdo, e mais em baixo a data, «Lisboa, 16 de Maio de 1972», expressa em letra tipo pequeno, sendo a inscrições também a preto. Por baixo da roseta, com simétrica distribuição para a direita e para a esquerda, entre esta e o emoldurado, respectivamente, as legendas «O Vice-Governador» e «O Administrador», ambas a antecederem os fac-símiles das assinaturas.

Em destaque, no lado direito, a efígie de D. Afonso V com o nome assinalado na base e simètricamente a marca de água visível à transparência no oval branco, em vertical, rodeado por moldura de campânulas e contendo a mesma efígie em tamanho menor.

A numeração surge colocada à direita, em frente do panache da efígie, tocando ligeiramente a parte superior da roseta dúplex, e à esquerda, dentro da parte inferior do emoldurado da marca de água.

Nos quatro cantos, a importância, «1000», impressa em algarismos escuros, de igual tipo, tamanho grande, que assentam em ovais azulados introduzidos em quatro emoldurados de arabescos miúdos assentes nos cantos da moldura principal da nota.

Verso:

É composto por um emoldurado regular, cortado abruptamente em formato rectilíneo na parte interior, arrumando todos os elementos dentro de um rectângulo.

Em cima, o título «Banco Nacional Ultramarino» em caracteres grandes e ocos insertos sobre a própria cor da nota. Imediatamente abaixo, centrados com aquele título a protegidos por um emoldurado, os dizeres «Pagável em Moçambique», letras tipo delgado, cor preta-suave.

Em seguida, também centrado a ainda na parte superior, o emblema do Banco.

No lado esquerdo, uma alegoria constando da figura, a meio corpo, de uma mulher quase de costas e rosto de perfil, contemplando o mar, onde se destaca uma caravela com pano aberto, uma nau com a cruz de Cristo nas velas e perto uma galé, além de outras embarcações. Em segundo plano divisa-se um navio a vapor com três chaminés, deitando fumo pela do meio. Centrado na parte inferior, o valor da nota por extenso, em letras muito grandes, «Mil Escudos», situando a primeira palavra acima da segunda.

O lado direito é ocupado por um emoldurado oval, cujo interior em branco permite observar à transparência a marca de água.

A importância, «1000», nos quatro cantos, em algarismos ocos, estampada à esquerda, em algarismos iguais em tamanho e configuração, sem qualquer protecção, e à direita, também em algarismos ocos iguais em tamanho e configuração, dentro de dois emoldurados de fundo branco, em arabescos miúdos, e que se sobrepõem parcialmente nas partes superior e inferior do emoldurado da marca de água.

Finalmente, a nota contém uma linha tracejada vertical visível de ambos os lados (melhor na transparência). Este traço de protecção, observado de frente, situa-se no lado direito, entre o Escudo Nacional e a efígie.

Direcção-Geral de Economia, 10 de Agosto de 1972. - O Director-Geral, Rui de Araújo Ribeiro.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1972/08/14/plain-236445.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/236445.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda