Portaria 1265/2005 (2.ª série). - O diplomata Nuno Filipe Alves Salvador e Brito durante todo o período da legislatura cessante prestou, enquanto assessor diplomático dos Primeiros-Ministros dos XV e XVI Governos Constitucionais, um inestimável apoio ao desenvolvimento e fortalecimento das políticas de defesa nacional.
O seu papel determinante na articulação entre o MDN e o MNE, a sua colaboração atenta durante o processo de concepção das linhas do Sistema Nacional de Forças e o seu acompanhamento permanente e esclarecido, quer dos assuntos internacionais quer dos desenvolvimentos em sede de segurança, defesa e forças armadas, permitiram contribuir para o esclarecimento e formação das decisões relativas à política externa e de defesa, bem como para a sua necessária articulação a nível interno.
Deve salientar-se o notável contributo da sua cultura, experiência e inteligência em momentos tão delicados como foram a reforma das estruturas e comandos NATO, participando activamente na definição da estratégia nacional; a posição portuguesa, aliada e sagaz, na difícil questão do Iraque; a modulação da presença de militares portugueses em teatros operacionais no estrangeiro; em suma e em geral, na concepção e concretização de uma verdadeira política externa de segurança, fiel às opções euro-atlânticas de Portugal.
Com uma experiência e distinção ímpares em matéria de relações internacionais e assessoria diplomática, é de elementar justiça assinalar, com público reconhecimento, a dedicação e apoio que colocou ao serviço daqueles objectivos, de que resultaram lustre e honra para as Forças Armadas e para o País e que o creditam como um diplomata brilhante.
Assim, manda o Governo, pelo Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, nos termos do n.º 3 do artigo 34.º, do artigo 26.º e do n.º 2 do artigo 27.º do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, condecorar com a medalha da defesa nacional de 1.ª classe o Dr. Nuno Filipe Alves Salvador e Brito.
11 de Março de 2005. - O Ministro de Estado, da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Paulo Sacadura Cabral Portas.