Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 17900/2005, de 19 de Agosto

Partilhar:

Texto do documento

Despacho 17 900/2005 (2.ª série). - O despacho RT-08/2004, de 18 de Fevereiro, definiu e determinou a implementação da identidade gráfica da Universidade do Minho, bem como um conjunto de normas gráficas a ela associadas.

Da definição da nova identidade gráfica, e de modo a reforçar o reconhecimento interno e externo da Universidade do Minho, decorre a necessidade de adaptar os diversos documentos e materiais gráficos produzidos pela Universidade às normas definidas.

A importância da adopção de um grafismo coerente e facilmente identificável é particularmente relevante para os documentos associados à actividade científica desenvolvida, com especial destaque para as teses de mestrado e de doutoramento.

Assim, ouvidos o conselho académico e os presidentes de escola, determino a adopção das normas para a formatação das teses de mestrado e de doutoramento da Universidade do Minho, em anexo.

14 de Junho de 2005. - O Reitor, A. Guimarães Rodrigues.

ANEXO N.º 1

Normas de formatação das teses de mestrado e de doutoramento

As teses de mestrado e de doutoramento, para todos os trabalhos desenvolvidos na Universidade do Minho, devem obedecer às normas definidas neste documento e ao manual de identidade gráfica para as capas de tese da Universidade do Minho (anexo n.º 2).

1 - As capas e as respectivas contracapas das teses de mestrado devem ter fundo branco, possuindo o verso da capa e da contracapa a cor cinza (Pantone cool gray 7). O lettering da capa e da lombada deve também ser cinza, no tipo de letra News Got T, e ter os tamanhos e as formatações especificados no manual.

2 - As capas e as respectivas contracapas das teses de doutoramento devem ter fundo cinza (Pantone cool gray 7), possuindo o verso da capa e da contracapa a cor vermelha (Pantone 1807). O lettering da capa e da lombada deve ser branco, no tipo de letra News Got T, e ter o tamanho e as formatações especificados no manual.

3 - Todas as capas devem ter a dimensão A4 e, de acordo com o anexo n.º 2, incluir:

a) O logótipo da escola/instituto no âmbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos. Este logótipo deve constar do topo da capa, ao centro da página. Integram o logótipo, para além dos símbolos, o lettering identificativo da Universidade do Minho e da escola/instituto;

b) O nome completo do autor;

c) O título da tese;

d) O mês e o ano da submissão da tese.

4 - As lombadas, de acordo com o anexo n.º 2, devem possuir:

a) O logótipo em formato vertical, e sem o lettering, da escola/instituto no âmbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos;

b) Nome do autor (não necessariamente completo);

c) O título da tese;

d) A indicação "UMinho" e o ano da submissão da tese.

5 - Nas contracapas não existe obrigatoriedade de constar qualquer informação, podendo, no entanto, ser utilizadas para a introdução de outros elementos tais como logótipos ou os nomes de entidades que apoiaram ou financiaram os trabalhos (exemplo: PRODEP, FCT, etc.). Estas indicações devem, sempre que possível, constar a uma única cor (branco, no caso do fundo cinza, cinza, no caso do fundo branco) e no fundo da página (anexo n.º 2).

6 - Todas as teses devem possuir uma folha de rosto branca, também com lettering a cinza, tipo de letra News Got T, com os tamanhos e as formatações especificados no manual. Desta folha, também exemplificada no anexo n.º 2, devem constar os seguintes elementos:

a) O logótipo da escola/instituto no âmbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos. Este logótipo deve constar no topo da folha, ao centro. Integram o logótipo, para além dos símbolos, o lettering identificativo da Universidade do Minho e da escola/instituto;

b) O nome completo do autor;

c) O título da tese;

d) O tipo de tese, de acordo com o grau académico que confere - "tese de mestrado" ou "tese de doutoramento", a área e o ramo do doutoramento (no caso das teses de doutoramento) ou a designação do mestrado (no caso das teses de mestrado);

e) A indicação "Trabalho realizado sob a orientação do(a) Professor(a)", seguida do nome do orientador;

f) O mês e o ano da submissão da tese.

7 - Do verso da folha de rosto deve constar a declaração relativa às condições de reprodução da tese, assinada pelo autor (anexo n.º 3).

8 Da folha 2 da tese devem constar:

a) Os agradecimentos do autor, quando aplicável;

b) A menção ao apoio financeiro, quando aplicável.

9 - Da folha 3 da tese (folha 2, se não houver lugar a agradecimentos ou referência a apoio financeiro) devem constar o título e o resumo da tese. Este resumo não deverá ter uma extensão superior a uma página, no caso das teses de mestrado, ou a duas páginas, no caso das teses de doutoramento.

10 - Da folha 4, ou 5, da tese devem constar o título e o resumo da tese numa língua estrangeira de ampla divulgação. Este resumo não deverá ter uma extensão superior a uma página, no caso das teses de mestrado, ou a duas páginas, no caso das teses de doutoramento.

11 - Sempre que a tese seja redigida em língua estrangeira, mediante autorização expressa do conselho científico, é obrigatório incluir o título e um resumo em português (folha 4 ou 5).

12 - De seguida, deve ser apresentado o índice, ao qual se seguem as listas de abreviaturas e siglas, de figuras, de símbolos, de ilustrações, de tabelas, etc., quando aplicável.

13 - Exceptuando a folha de rosto, que não deve ser numerada, mas deve ser contada, todas as páginas de texto devem ser numeradas da seguinte forma:

a) As páginas iniciais ou preliminares - agradecimentos, resumos, índices, etc. - devem ser numeradas em algarismos romanos minúsculos;

b) O corpo do texto e os anexos devem ser numerados de forma contínua em algarismos árabes.

14 - Recomenda-se ainda que o corpo do texto seja em frente e verso, que tenha uma dimensão de 12 para a letra do texto e de 8 para a letra das notas de rodapé. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.

15 - A disponibilização da tese para arquivo e acesso no RepositóriUM (repositório institucional da Universidade), através dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho, é autorizada também através da declaração constante do anexo n.º 4, após aprovação do júri.

16 - A versão digital das teses e das dissertações deve obedecer às seguintes orientações:

a) Ser constituída por um único ficheiro (se este for de dimensão igual ou inferior a 10 Mb), ou um número limitado de ficheiros (no caso de teses com dimensão superior a 10 Mb). No caso de teses e de dissertações constituídas por mais de um ficheiro, recomenda-se a sua divisão em três ou quatro ficheiros: capa e páginas iniciais (capa, folha de rosto, agradecimentos, resumos e índice/sumário); corpo do texto (o texto da tese ou da dissertação); bibliografia e anexos (num único ficheiro ou em dois ficheiros separados);

b) Ser apresentada em formato PDF (componentes textuais). Podem ainda ser incluído(s) ficheiro(s) de imagem, áudio ou multimedia, preferencialmente em formatos normalizados e não proprietários.

17 - De modo a facilitar a concepção das capas, o manual gráfico para as capas de tese da Universidade do Minho é disponibilizado na intranet, mediante login, na área referente à "identidade gráfica". Nesta área são ainda disponibilizados outros elementos úteis no âmbito da preparação das capas de tese e das respectivas folhas de rosto, tais como os logótipos das várias escolas/institutos ou o tipo de letra de utilização obrigatório.

18 - São também disponibilizados, na área da intranet dedicada ao "dossier de imagem", ficheiros, em formato FH (freehand), com a matriz das capas, permitindo a edição/alteração directa do corpo do texto. São igualmente disponibilizados ficheiros com elementos gráficos em que se incluem as capas para os CD de teses de mestrado e de teses de doutoramento, e as etiquetas para colagem nestes CD.

(ver documento original)

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/2334558.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda