A INCM lançou um novo portal do Diário da República Electrónico, por esse motivo o sistema que tenho montado para obter o DRE tem de ser revisto. Neste momento não tenho tempo disponível para fazer este trabalho. Darei notícias nas próximas semanas.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho DD4885, de 11 de Junho

Partilhar:

Sumário

Fixa os preços base dos produtos sódicos e clorados, por tonelada.

Texto do documento

Despacho

Por despacho de 11 de Julho de 1973, publicado no Diário do Governo, 1.ª série, de 1 de Agosto de 1973, foram fixados os preços e condições de fornecimento dos produtos sódicos e clorados.

Ao abrigo do n.º 1, 5, deste despacho, apresentaram as duas empresas do sector pedidos de revisão dos preços vigentes, com base no agravamento do custo das matérias-primas, combustíveis e energia eléctrica.

Constata-se que estas mesmas empresas fazem aquisições de cloreto de sódio - matéria-prima essencial à laboração daqueles produtos -, a preços diferentes, pois que, enquanto a empresa Soda Póvoa se abastece directamente por pipe-line da mina de sal-gema de Matacães, da qual é concessionária, a empresa Uniteca recorre à importação.

Constata-se, por outro lado, que a empresa Clona, situada em Loulé, iniciou a exploração de sal-gema em novos moldes, facto que poderá obviar à necessidade de importação deste produto, muito embora subsista diferença de preço na sua aquisição.

Nestes termos, determina-se o seguinte:

1.º A partir da data da entrada em vigor do presente despacho os preços base dos produtos sódicos e clorados serão, por tonelada, os seguintes:

Carbonato de sódio ... 1830$00 Lixívia cáustica (teor mínimo de 46%) ... 1440$00 Cloro líquido ... 2100$00 Lixívia cáustica (teor mínimo de 46%) + quantidade correspondente de cloro líquido ...

2290$00 Ácido clorídrico (teor mínimo (33%) ... 750$00 Hipoclorito de sódio (teor mínimo de cloro activo 13%) ... 960$00 2.º Os preços constantes no n.º 1.º obedecem ao n.º 1, 2, do despacho de 11 de Julho de 1973, excepto no que se refere à lixívia cáustica (teor mínimo 46%), em que a quantidade mínima de 500 t anuais de produto a 100% é alterada para 200 t anuais de produto a 100%.

3.º Os preços dos extras constantes do anexo ao despacho de 11 de Julho de 1973 passam a ser os seguintes:

Carbonato de sódio: ... Por tonelada Extra para densificação ... 210$00 Soda cáustica: ... Por tonelada Extra para solidificação:

Em palhetas ... 1200$00 Em blocos ... 980$00 4.º Mantêm-se em vigor as restantes regras do despacho de 11 de Julho de 1973.

5.º Que seja criado um grupo de trabalho que estude soluções com o objectivo de uniformizar os preços de aquisição do cloreto de sódio pelas duas empresas do sector.

6.º Que seja criado um grupo de trabalho pela Direcção-Geral do Comércio Interno com a finalidade de estudar a obrigatoriedade de compra de sal pela Uniteca à Clona.

7.º Este despacho entra imediatamente em vigor.

Ministérios para o Planeamento e Coordenação Económica e da Indústria e Tecnologia, 30 de Maio de 1975. - O Secretário de Estado do Abastecimento e Preços, José António da Conceição Neto. - O Secretário de Estado da Indústria e Tecnologia, João Manuel Midosi Bahuto Pereira da Silva Martins Pereira.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1975/06/11/plain-232796.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/232796.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda