A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 369/73, de 23 de Julho

  • Corpo emitente:
  • Fonte: Diário do Governo n.º 171/1973, Série I de 1973-07-23.
  • Data:
  • Secções desta página::
Partilhar:

Sumário

Autoriza os subscritores da Caixa Geral de Aposentações, cuja inscrição foi cancelada em 1 de Janeiro de 1957 por passarem a ser remunerados sob a forma de gratificação, a requererem a sua reinscrição na mesma Caixa.

Texto do documento

Decreto-Lei 369/73

de 23 de Julho

Considerando que uma simples alteração de terminologia orçamental - passar a classificar-se como gratificação o que anteriormente se qualificava de vencimento - determinou o cancelamento da inscrição de alguns subscritores da Caixa Geral de Aposentações;

Considerando que vários diplomas legais resolveram, no passado, situações semelhantes;

Considerando que após a recente publicação do novo Estatuto da Aposentação se verificou existirem ainda alguns antigos subscritores na aludida situação, não abrangidos pelo referido Estatuto;

Considerando-se justo conceder-lhes o mesmo direito, perante a mesma situação de facto;

Usando da faculdade conferida pela 1.ª parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:

Artigo 1.º Os subscritores da Caixa Geral de Aposentações, cuja inscrição foi cancelada em 1 de Janeiro de 1957 por passarem a ser remunerados sob a forma de gratificação, poderão requerer a sua reinscrição na mesma Caixa se, após o mencionado cancelamento, não voltaram a ser nela inscritos.

Art. 2.º A reinscrição deverá ser requerida pelos interessados, independentemente da idade, no prazo de dois meses a contar da data do presente diploma, e determinará a contagem oficiosa de todo o tempo de serviço prestado posteriormente à anulação da inscrição, desde que esse tempo, somado ao anterior, perfaça o mínimo de 15 anos.

Art. 3.º À liquidação das quotas correspondentes ao tempo que, nos termos deste diploma, vier a ser contado, bem como à forma do seu pagamento, aplicar-se-á a legislação vigente à data em que os interessados reunirem as condições para ser aposentados ou à data em que requererem a reinscrição, se esta for anterior.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros. - Marcello Caetano - Manuel Artur Cotta Agostinho Dias.

Promulgado em 11 de Julho de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/07/23/plain-231826.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/231826.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda