A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto 458/73, de 13 de Setembro

Partilhar:

Sumário

Revoga vários artigos da Portaria Ministerial n.º 29, publicada em Angola em 12 de Dezembro de 1942.

Texto do documento

Decreto 458/73

de 13 de Setembro

Nos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes de Angola encontram-se presentemente em vigor duas modalidades de recrutamento e promoção de pessoal, uma estabelecida pela Portaria Ministerial n.º 29, de 12 de Dezembro de 1942, e a outra, aplicável apenas a diverso pessoal do Porto e Caminho de Ferro de Moçâmedes, estabelecida pelos Decretos n.os 46880 e 49380.

Os preceitos da Portaria Ministerial n.º 29 encontram-se manifestamente desactualizados e, por outro lado, não é recomendável o abandono das disposições definidas pelos Decretos n.os 46880 e 49380.

Considerando que está em curso o estudo de uma reorganização dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes de Angola, convirá ir desde já preparando as bases de uma verdadeira gestão de pessoal, que confira aos conselho de administração dos mesmos Serviços mais amplos poderes e maiores responsabilidades nos domínios de recrutamento de pessoal e provimento de vários lugares.

Nestes termos:

Por motivo de urgência, nos termos do § 3.º do artigo 136.º da Constituição;

Usando da faculdade conferida pelo § 1.º do artigo 136.º da Constituição e de acordo com o § 2.º do mesmo artigo, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei no ultramar, o seguinte:

Artigo 1.º São revogados os artigos 97.º, 99.º, 101.º, 103.º, 108.º, 116.º, 137.º, 138.º, 139.º e 142.º da Portaria Ministerial n.º 29, publicada em Angola em 12 de Dezembro de 1942.

Art. 2.º Dentro do prazo de dois anos, a partir da entrada em vigor do presente decreto, deverá o Governo-Geral de Angola, sob proposta do conselho de administração dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes, submeter à aprovação do Ministro do Ultramar um regulamento geral para admissão e promoção do pessoal do quadro privativo destes Serviços.

Art. 3.º Enquanto não for aprovado o regulamento referido no artigo anterior, será a admissão e promoção do pessoal do quadro privativo realizada, caso a caso, segundo normas aprovadas pelo Governador-Geral, sob proposta do conselho de administração dos Serviços.

Art. 4.º É autorizado o Governador-Geral de Angola a estabelecer e outorgar, sob proposta do conselho de administração dos Serviços de Portos, Caminhos de Ferro e Transportes, contratos de prestação de serviços para a realização de trabalhos com carácter eventual, nos termos do artigo 48.º do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino, aprovado pelo Decreto 46982, de 27 de Abril de 1966.

Marcello Caetano - Joaquim Moreira da Silva Cunha.

Promulgado em 3 de Setembro de 1973.

Publique-se.

O Presidente da República, AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ.

Para ser publicado no Boletim Oficial do Estado de Angola. - J. da Silva Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1973/09/13/plain-230669.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/230669.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1966-04-27 - Decreto 46982 - Ministério do Ultramar - Gabinete do Ministro

    Aprova o novo texto do Estatuto do Funcionalismo Ultramarino.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda